Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 23 de Outubro de 2004 às 08:31
Por: Edna Pedro

    Imprimir


As comunidades de Cáceres em Mato Grosso e San Matias na Bolívia estão sendo beneficiadas com cursos de língua espanhola e portuguesa desenvolvidos por meio de um projeto de intercâmbio realizado entre a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat e a universidade boliviana Gabriel Rene Moreno com sede em Santa Cruz de la Siera.

O projeto proposto pelo Centro de Línguas do departamento de Letras da Unemat, em Cáceres realiza nesta sexta-feira (22.10) no município a aula inaugural do curso de espanhol que será ministrado por dois professores bolivianos. O curso contemplará 40 pessoas e é dividido em duas turmas compostas por professores da rede de ensino em educação básica e da Unemat, e por alunos das escolas públicas do município e acadêmicos da Instituição que tenha conhecimentos básicos na língua espanhola. A metodologia utilizada incentiva à conversação em espanhol e a leitura de textos literários e científicos.

Na Bolívia, os cursos em Língua Portuguesa tiveram início há um mês sendo ministrados por dois professores da Unemat. O curso está inserido em atividade de extensão da Universidade Gabriel Moreno que estimula o aprendizado em Língua Portuguesa para a comunidade de San Matias – município boliviano que faz fronteira com o Brasil.

Segundo a coordenadora do Centro de Língua da Unemat, Samira Abdel, os cursos visam promover a integração entre os dois países estimulando o aprendizado de suas línguas oficiais.

Criado em 1993, O Centro de Línguas é um projeto de extensão do departamento de Letras do Campus Jane Vanini- Unemat- que oferece semestralmente a população cacerense cursos de Francês, Espanhol e Inglês. Com 19 turmas, atualmente o Centro atende 392 pessoas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370350/visualizar/