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Educação/Vestibular
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 18:41

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A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco lançou recentemente no Brasil a coletânea “A criança e a mídia - imagem, educação, participação”. A publicação reúne 37 artigos de especialistas de todo o mundo em educação para a mídia e narra experiências realizadas com crianças no mundo todo, da Inglaterra a Gana, na África. Na apresentação da publicação, Jorge Werthein, diretor do organismo no Brasil, destaca: “Se por um lado, as novas tecnologias oferecem alternativas sem precedentes de acesso ao conhecimento, por outro lado, nem sempre elas são utilizadas com o devido respaldo ético. É incomensurável o poder dos novos meios de comunicação coletiva, nisso residindo também o perigo que enceram”. As organizadoras do livro, Cecília Von Feilitzen e Ulla Carlsson, reuniram ainda uma série de declarações e resoluções internacionais e regionais sobre a criança e a mídia como a “Carta sobre a televisão infantil”, adotada pela BBC da Inglaterra e por diversas organizações midiáticas em todo o mundo. Ainda em sua apresentação da publicação, Jorge Werthein fala da necessidade fundamental do envolvimento da família, da escola e da comunidade na discussão do conteúdo da mídia. “A formação de uma mentalidade critica constitui condição fundamental para a reeducação da mídia. Sem essa consciência, não será possível desenvolver a capacidade de discernir e de perceber o sentido de uma mensagem. Por outro lado, desenvolver nos alunos a capacidade de discernimento concorre para fazer ver aos produtores e responsáveis pela veiculação de alcance coletivo que a mídia é um bem público e, como tal, precisa levar em conta os valores éticos e as aspirações de uma determinada sociedade”, afirma o representante da Unesco. Concluindo, Werthein afirma que a nova ética que se reivindica para o século XXI requer a participação coletiva e lembra que a mídia, pelo poder que possui, tem responsabilidade no delineamento das futuras sociedades. Para isso, lembra que “precisamos construir em conjunto um consenso de auto-regulação ética e que a educação para mídia é um importante passo neste sentido”. Para saber mais, consulte a página na internet: www.unesco.org.br Núcleo de Pesquisas da Radiobras, com informações da Unesco




Fonte: Agência Brasil

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