Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 14:32

    Imprimir


As vítimas da doença de Chagas no Brasil que são atendidas pela rede pública de saúde já têm garantido o remédio para o tratamento nos próximos dois anos. O medicamento Rochagan (Benzonidazol) foi doado ao governo federal pelo Laboratório Roche. Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, Humberto Costa, recebeu do presidente da Roche no Brasil, Ernest Egli, um cheque simbólico de 360 mil comprimidos.

Em abril do ano passado, a Roche já havia cedido os direitos e a tecnologia de fabricação do Rochagan para o governo do Acre, uma doação no valor de US$ 1 milhão. De acordo com o ministro, a doença de Chagas atinge hoje 5 mil brasileiros, dos quais 1,2 mil fazem tratamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Os testes no laboratório já começaram, mas a produção só deve entrar em vigor a partir do ano que vem, quando então o Brasil passará a ser o responsável pela produção e pela distribuição do remédio. Ele destacou que iniciativas como essa aumentam os investimentos da indústria farmacêutica no país para a fabricação de remédios, visando, inclusive, ao mercado internacional.

“O governo acertou ao definir como uma das linhas mestras da política industrial a produção de medicamentos e fármacos. Isso é importante para a soberania do nosso país, já que o mercado mundial hoje está baseado fundamentalmente na produção de tecnologia, na geração de produtos onde haja o conhecimento aplicado e, como tal, produzir medicamentos hoje é garantia de nós estarmos na disputa por esses mercados importantes”, acrescentou.

A Roche inaugurou nesta quarta-feira as novas instalações de sua fábrica na estrada dos Bandeirantes, 2020, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. O complexo, que gera 500 empregos diretos, recebeu investimentos de US$ 70 milhões nos últimos cinco anos. A reforma aumentou a capacidade de produção de comprimidos em 30%, de cápsulas em 60%, de ampolas em 41% e de xaropes e gotas em 33%.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370923/visualizar/