Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 10:19

    Imprimir


Será aberto nesta segunda-feira (18.10), às 16h, o projeto "Ciência no Parque", organizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec-MT). Aproximar a ciência e a tecnologia de nosso cotidiano é o objetivo do projeto, cujas atividades se desenvolverão entre os dias 18 e 24 de outubro no Parque Mãe Bonifácia, entre as 8h e às 17h.

Durante uma semana, mais de mil alunos do Ensino Fundamental e Médio vão visitar as ‘mesas’ da exposição itinerante "Maths 2000", da Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP). A exposição visa, por meio da manipulação de experimentos científicos, tornar os conceitos matemáticos menos abstratos.

No parque, os estudantes - e qualquer outro visitante - poderão entrar em contato mais próximo com experimentos científicos e provar, na prática, conceitos como os da teoria de Pitágoras, por exemplo. Na área da Química, as crianças poderão apreciar a exposição "Aquabrasilis", que trata da conservação da água no Planeta. Já em Física, elas poderão, por meio do manuseio de um simulador, observar a transformação da força física em energia. Ao todo, são 20 bancas.

PIBIC - Os visitantes também conhecerão durante a semana os trabalhos de pesquisa que contam com a participação de alunos do Ensino Médio, uma iniciativa inédita da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Os estudantes são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Júnior).

Fazer observação solar e lunar com uma luneta profissional também será possível durante o evento. A atividade de observação, denominada "Cuiabá, olha para o céu", é coordenada pelo cientista amador Eduardo Baldacia, e estará aberta à visitação pública todos os dias das 8 às 17 h.

Durante toda a semana, também estarão sendo exibidos filmes científicos de curta e média duração provenientes de países como o Japão e a Inglaterra, que fazem parte do acervo do projeto "Ver Ciência", do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de fazer uma caminhada ecológica pelo parque.

De acordo com a coordenadora de Popularização da Ciência da Secitec, Inês Costa Marques, o evento é de grande importância para o desenvolvimento científico de Mato Grosso. "Ele permitirá desmistificar um pouco a ciência. As pessoas costumam achar que a ciência é de propriedade de apenas uma camada da sociedade e isso não é verdade: a ciência e a tecnologia estão em nosso cotidiano", diz ela. "Tanto alunos quanto professores vão crescer muito com essa experiência."

MUSEU DE CIÊNCIA - Formar um grupo de discussão sobre a implantação do Museu de Ciência do Estado de Mato Grosso é outro objetivo do projeto. O pontapé inicial será dado durante a realização do workshop "Intel - Educação para a Criatividade, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Qualidade e Oportunidade para Todos", que será ministrado pelo coordenador da Estação Ciência, Ivo Leite, e pelo professor Ronaldo Mancuso, do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Voltado para pesquisadores, professores e a comunidade em geral, a atividade acontecerá na sexta-feira (22.10). A exposição itinerante da Estação Ciência estará no Sesc Arsenal entre os dias 27 de outubro e oito de novembro, aberta à visitação gratuita. "A população mato-grossense pode ficar preparada, pois ainda virão muitos outros eventos por aí", finaliza Inês.




Fonte: Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371456/visualizar/