Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 22:26
Por: Caio d´Arcanchy

    Imprimir


Um acordo firmado entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) vai garantir a portadores de deficiência física maior acesso aos meios de comunicação. A agência e a secretaria se comprometeram a planejar, implantar, acompanhar e avaliar projetos para a melhoria da acessibilidade. O acordo prevê, ainda, um intercãmbio de informações entre os dois órgãos.

Para Isabel Maior, da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), é importante que às vésperas da implantação da tevê digital no país estejam previstos recursos como a legenda e a presença de intérprete de sinais, entre outros. “Nós temos certeza de que essa parceria com a Anatel vai dar um impulso maior a essa necessidade”, enfatizou.

O presidente da Anatel, Pedro Ziller, disse que a parceria é o início do caminho de um objetivo a ser alcançado, mas não é o primeiro passo. “O movimento pela luta dos direitos de deficientes físicos começou há 20 anos – imagine o que nós teremos pela frente”, afirmou. “Nos dias de hoje, ainda mais trivial do que construir rampas de concreto, é identificar o que podemos chamar de rampas digitais, permitindo que todos usufruam do progresso”, acrescentou.

O ministro Nilmário Miranda participou da solenidade de assinatura do acordo e disse que essa iniciativa servirá de exemplo para o país. E questionou: “Se aqui surgem as normas de acessibilidade, as políticas, as orientações, e elas não são executadas na prática, que autoridade teríamos para exigir que isso acontecesse nos estados e municípios, com as empresas, ou dentro da sociedade?”




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372034/visualizar/