Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 12 de Outubro de 2004 às 13:43
Por: AMARÍLIS LAGE

    Imprimir


A Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) deve se tornar o maior centro de telemedicina da América Latina. Para chegar ao posto, um dos principais trunfos da instituição é o desenvolvimento da sala de aula do futuro --um espaço virtual.

A tecnologia permite a qualquer estudante cadastrado participar de uma aula via computador. Participar, não apenas assistir. Ao entrar na sala virtual, o aluno pode conversar com os colegas e o professor via chat. Ao mesmo tempo, um visor mostra o que está acontecendo na sala de aula presencial.

Nesse modelo, lousa e giz são substituídos pelo tablet PC - pequeno computador que parece uma prancheta, em cuja tela é possível escrever com caneta especial. Com o aparelho em mãos, o professor pode, por exemplo, acessar um site sobre doenças cardíacas e grifar os dados mais importantes enquanto fala sobre eles. Imediatamente, o site, os grifos e a explicação são reproduzidos no computador do aluno.

Ao fim da aula, todo o material é arquivado e permanece disponível na rede --quem não souber a matéria precisará apelar para uma desculpa mais criativa do que ter faltado à aula.

Esses recursos devem integrar a rotina da Faculdade de Medicina da USP a partir de 2005. A infra-estrutura já estará pronta a partir do mês que vem. Porém, de acordo com o professor Chao Lung Wen, da disciplina de telemedicina, o próximo ano será destinado apenas ao treinamento e à formação de banco de dados.

A sala de aula do futuro se integra a projetos já desenvolvidos pela faculdade, como o Cyberambulatório, pelo qual médicos de outras entidades podem enviar à equipe da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) e do HC (Hospital das Clínicas) dados sobre casos de difícil solução.

A equipe consultada não assume o paciente à distância, mas ajuda os médicos a fazer o diagnóstico e a formular o tratamento adequado. Isso permite, por exemplo, que uma pessoa da periferia de São Paulo usufrua do conhecimento produzido pela faculdade sem ter de se deslocar até o HC.




Fonte: Folha De São Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372384/visualizar/