Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 12 de Outubro de 2004 às 07:34

    Imprimir


O cartunista Ziraldo disse hoje, durante o velório do escritor mineiro Fernando Sabino, na capela do Cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio), que a morte dele é um corte na literatura brasileira.

"Literariamente e intelectualmente, a morte do Fernando [Sabino] encerra o século 20. Foi o grande escritor que atravessou mais da metade do século representando Minas [Gerais]", disse.

Após citar Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos, escritores com quem Sabino publicou artigos literários em "O Diário", Zirando disse que ele foi o único que passou dos 70 anos. "Foi o maior contador de casos", afirmou o cartunista.

Ziraldo disse ainda que uma releitura da obra de Sabino é importante para entender a "alma do brasileiro". "A morte dele é um corte na literatura brasileira. É preciso juntar outra geração para poder substituí-lo."

O dramaturgo, diretor e ator Marcelo Andrade, responsável pela adaptação para o teatro de "Cartas Perto do Coração - correspondência com Clarice Lispector", publicado em 2001 pela Editora Record, disse que Sabino era uma pessoa que distribuía livros para todos. A peça está prevista para estrear em março, em Belo Horizonte (MG).

"A idéia de ver sua correspondência trocada com Clarice Lispector no palco deixava uma tonelada de mel nos olhos dele", disse Andrade.

O deputado Miro Teixeira (PPS-RJ) também estava presente no velório do escritor. Para o político, Fernando Sabino era uma pessoa doce e um escritor que não era hermético. "Ele era preocupado com o que queria transmitir ao leitor", disse.

Perda

Fernando Sabino, que completaria amanhã 81 anos, morreu às 13h de hoje em sua casa em Ipanema (zona sul no Rio de Janeiro), vítima de câncer no fígado. Ele tinha câncer havia cerca de dois anos e estava recebendo assistência médica em sua própria casa.

O corpo do escritor está sendo velado na sala um da Capela Real Grandeza, no Cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio). O enterro acontece amanhã, às 11h, no mesmo cemitério.

Autor de livros como "O Encontro Marcado", "O Grande Mentecapto" e "O Homem Nu", Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte (MG) em 12 de outubro de 1923.




Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372452/visualizar/