Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Outubro de 2004 às 18:08

    Imprimir


Centenas de pegadas de dinossauros com 152 milhões de anos foram descobertas nas cadeias montanhasas do Jura, no noroeste da Suíça, informou hoje o paleontólogo suíço Wolfgang Hug.

Mais de 580 pegadas foram encontradas numa placa de calcário medindo 600 metros quadrados em Chevenez, no cantão suíço de Jura, disse Hug, chefe da seção de paleontologia do departamento de cultura local.

Os pesquisadores suíços querem que a área, rica em vestígios de dinossauros, seja acrescentada à lista de itens da herança da humanidade da Unesco.

No total, cerca de 2000 pegadas de dinossauros foram encontradas até agora nesta região da Suíça, onde a auto-estrada A16 liga a cidade suíça de Bienne a Montbeliard, na França.

As novas pegadas, que estão preservadas em moldes de resina, medem entre oito e vinte centímetros de comprimento. As marcas foram feitas por herbívoros quadrúpedes de 15 a 20 metros de comprimento e 2,5 de altura, e por carnívoros bípedes menores.

Hug disse que em 2005 será criada uma comissão para estabelecer o valor científico da descoberta.

"Isto nos permitirá pedir a proteção da Unesco para estas pegadas como parte da herança da humanidade", afirmou.

A Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, ajuda a preservar lugares de valor cultural e científico em todo o mundo.

Hug e seus colegas cientistas querem criar um "Geopark", espécie de Jurassic Park, para dar acesso ao público às riquezas pré-históricas do local. No ano passado, 20 mil pessoas visitaram o local.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372538/visualizar/