Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 11 de Outubro de 2004 às 17:12
Por: Marina Domingos

    Imprimir


As escolas que não têm computador também poderão adotar o sistema de controle digital de freqüência. A transmissão de dados pode ser feita de qualquer computador instalado na cidade. O equipamento, um pequeno módulo portátil, possui uma memória embutida para guardar os dados de freqüência. Essa memória é removida por meio de um dispositivo que guarda os dados para transmissão via computador.

“O sistema vai permitir que o gestor público saiba o número de crianças que está efetivamente freqüentando a escola e, com isso, promover um rígido controle da evasão escolar, com atenção especial para as instituições que estão apresentando redução de freqüência”, explica o secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad.

O sistema para o controle da freqüência escolar será implantado em 2005 nas escolas públicas. O Ministério da Educação (MEC) irá distribuir um cartão magnético para os estudantes do ensino fundamental e médio poderem entrar e sair da escola. Além do cartão, a freqüência será verificada por impressão digital. O MEC quer obter uma visão abrangente da presença dos alunos na escola, para facilitar a contabilidade das instituições de ensino e ajudar no planejamento da merenda escolar, distribuição de livros didáticos e transporte dos alunos.

Segundo Haddad, o controle digital irá permitir ao MEC saber se as crianças estão mesmo freqüentando a escola, uma vez que o Censo Escolar é realizado por amostra e representa apenas as crianças regurlarmente matriculadas. O sistema também irá diminuir problemas de ordem gerencial, permitindo o acompanhamento permanente do aluno, mesmo que ele mude de escola de uma ano para outro.

Com informações do Ministério da Educação




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372545/visualizar/