Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 13:27

    Imprimir


A Campanha de Desarmamento que está sendo promovida em todo o país pelo governo federal recebeu, nesta sexta-feira pela manhã, no auditório da Polícia Federal (PF), em Cuiabá, um importante reforço. Alunos de uma Escola Municipal da periferia da Capital entraram simbolicamente na campanha, ao trocarem armas de brinquedos por brinquedos considerados como não agressivos.

A iniciativa de trocar as armas de brinquedo partiu da professora Maria Augusta Cellos, da Escola Municipal Lenine de Campo Povoas, do bairro Jardim União. Ela criou o projeto “Criança de um Brasil diferente”, com o objetivo de desarmar as crianças da escola, localizada numa região com altos índices de violência. Tanto é que o objeto recolhido em maior número pela professora é um estilete feito com o corpo de uma caneta esferográfica com uma ponta feita de lâmina de apontador. Também foram entregues pelos alunos estilingues e revólveres e metralhadoras de plástico.

A idéia de promover a solenidade na sede local da PF partiu da deputada estadual Verinha Araújo, do PT. Ela acredita que, com a proximidade do Dia da Criança, o ato possa repercutir favoravelmente em outras escolas e servir de modelo, não só para Cuiabá, mas para o país. “Precisamos conscientizar os pais a não darem armas de brinquedo para os filhos e recuperar as brincadeiras lúdicas da infância”, disse a deputada.

As armas foram entregues para o superintendente em exercício da PF, delegado Marcos Antônio Farias e ao delegado de Controle de Segurança Privada, Tony Gean Barbosa de Castro. O delegado disse às cerca de 60 crianças presentes que ter uma arma em casa “não é um bom negócio”. De acordo com ele, a iniciativa pode ser “uma luz” na cabeça dos pais em relação ao desarmamento. Até o dia 29/09 a PF já havia recebido 112.629 armas. Conforme o modelo, o governo paga uma indenização de 100 a 300 reais por armamento. A campanha vai até o dia 21/12/2004.

A solenidade foi prestigiada por outras professoras da Escola Lenine Povoas e pela representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Lourdes Severo Lins.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372719/visualizar/