Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 21:25
Por: Ana Paula Marra

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a prioridade dos representantes do Mercosul nesse momento é concluir os acordos de livre comércio com os países da comunidade sul-americana. Amorim garantiu que “falta pouco” para fechar os acordos.

“Essa questão tem de ser fechada com urgência, senão a credibilidade do nosso projeto de integração sul-americana ficará abalada”, disse o chanceler, ao conceder coletiva à imprensa, junto com o presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Eduardo Duhalde. Amorim e Duhalde almoçaram hoje, na Granja do Torto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Duhalde anunciou que até o final do ano o Mercosul deve criar um fundo para garantir a integração estrutural e financeira do bloco e, posteriormente, dar impulso final à união dos países da América do Sul.

A forma como os recursos financeiros serão depositados no fundo ainda não foi definida. “Mais detalhes sobre esse fundo devem ser dados no sábado”, disse Amorim, referindo-se à reunião de chanceleres dos países membros do Mercosul, no Rio de Janeiro.

Nessa reunião, os representantes também devem discutir a ampliação do intercâmbio comercial do Mercosul com a União Européia (UE).

O presidente Lula, Amorim e Duhalde também conversaram sobre a segurança comercial do Mercosul. Segundo Amorim, o presidente Lula deu carta branca para Duhalde negociar essa questão com outros países em nome do Brasil.

O chanceler brasileiro anunciou que no próximo dia 20, em Lisboa, ele deve se encontrar com o atual comissário de Comércio da União Européia, Pascal Lamy, para discutir as relações entre Mercosul e União Européia.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372833/visualizar/