Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 08:30

    Imprimir


O MST prepara uma gigantesca invasão sobre o município de Rondonópolis, e que está sendo chamada de operação “Outubro Vermelho”, utilizando Sem-Terras acampados em várias cidades de Mato Grosso. O objetivo da ação, coordenada pelo PMDB, teria o objetivo de garantir apoio à candidatura de Zé Carlos do Pátio, em troca da promessa de que os mesmos ocupem áreas públicas e particulares da cidade, sem oposição da prefeitura, caso o candidato do PMDB vença as eleições. Um dos organizadores da ação seria o ex-coordenador geral do MST, Valdir Corre, que trabalha na campanha do deputado estadual e candidato a prefeito, José Carlos do Pátio.

A intenção do Movimento é que cerca de 6 mil integrantes do MST, que foram devidamente rastreados e cadastrados em todo o Estado, e que possuem título de eleitor de Rondonópolis, sejam transportados, alimentados e alojados durante o decorrer desta semana, para que no dia 3 de outubro possam votar. Fontes policiais informaram à reportagem que o MST trabalha com a garantia dada pelos dirigentes do PMDB de que se a eleição for favorável a Zé do Pátio, os integrantes do movimento ocuparão referidas áreas públicas e particulares logo após a eleição.

A ação do MST já está sendo investigada pelo Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil uma vez que a mobilização se constitui em crime eleitoral previsto no artigo 41-A da Lei 9.504/97, que diz ser crime o candidato que “doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa ...e cassação do registro ou do diploma...”.

Os primeiros Sem Terra já começaram a chegar a Rondonópolis, vindos do acampamento de Jaciara. Um grupo está alojado em um grande galpão para festas na Vila Operária, atrás da feira, e outro, no salão da Associação de Moradores da Vila Mamede. Todos estão recebendo camisetas com a inscrição “Voluntário”. Ações de organização semelhantes estariam sendo desenvolvidas em acampamentos de Sem Terra nos municípios de Brasnorte, Nova Ubiratã, Juscimeira, Pedra Preta, Dom Aquino e São José do Povo.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373787/visualizar/