Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 21 de Setembro de 2004 às 14:44

    Imprimir


Os índios da aldeia Metuktire, no município de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, acabam de receber um novo posto de saúde. A unidade foi inaugurada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no dia 19 de setembro e recebeu o nome de Raoni, em homenagem ao cacique Txucaramae que mora na aldeia, às margens do rio Xingu. O posto vai atender 354 indígenas que moram na Metuktire.

Além de um novo posto de saúde, a aldeia Metuktire ganhou uma estação de tratamento e um microssistema de abastecimento que capta água direto do rio Xingu. O sistema será gerenciado pelo Agente Indígena de Saneamento (Aisan), da etnia Kaiapó, para que seja bem utilizado.

A aldeia do cacique Raoni faz parte do Dsei Colider, um dos 34 distritos que a Funasa mantém em todo o País. Desde 2002, a atenção à saúde das 15 aldeias do distrito é realizada pela Fundação em conjunto com a Ipren-He, presidida pelo cacique Puiu Kaiapó. A comunidade da aldeia Metuktire confirma que, com as intervenções da Funasa na área de saneamento e saúde indígena, houve melhora na qualidade de vida dos moradores.

Novas Diretrizes

Desde o dia 16 de setembro, todos os convênios de saúde indígena da Funasa no estado do Mato Grosso funcionam sob as novas diretrizes do novo modelo de gestão para a saúde indígena, colocado em prática a partir deste ano. O último convênio foi assinado com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em cerimônia que contou com a presença do presidente da Funasa, Valdi Camarcio Bezerra.

O convênio soma R$ 1,3 milhão e vai atender aproximadamente 2,7 mil índios das etnias Baikairi, Bororo, Guató, Umitina e Chiquitano. Neste convênio, a responsabilidade da gestão e coordenação das ações de saúde cabem à Funasa e a universidade fica responsável por ações complementares.

Além da UFMT, a Funasa tem convênios para ações complementares de saúde indígena no estado com duas universidades - Universidade de Brasília e Unifesp - e com três organizações indígenas Ipren-he, Halitinã e Mavutsinin.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374280/visualizar/