Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 14 de Setembro de 2004 às 16:50

    Imprimir


De janeiro a agosto órgão atingiu metas estipuladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mato Grosso já atingiu 100% da meta estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no que se refere a colocações de trabalhadores no mercado de trabalho. De janeiro a agosto, o órgão colocou mais de 14 mil pessoas no mercado. Durante todo o ano de 2003, o Sine atingiu o número de 9,8 mil colocações.

Com relação a setores da atividade econômica, a Indústria de Transformação lidera o ranking com 4.416 colocados no mercado de trabalho, seguido pelo Comércio (2.216), pelo setor de Serviços (2.201) e pela Agropecuária (2.185).

As ocupações que mais empregaram pelo Sine neste período foram, em primeiro lugar, trabalhador rural (3.386 trabalhadores empregados), seguido por oficial de serviços gerais (1.125) e, em terceiro, cortador de cana-de-açúcar (713).

O Sine também atingiu a meta de vagas disponibilizadas pelos empregadores. No total foram 29,9 mil vagas ofertadas. "Estamos visitando os empresários e conscientizando-os da importância de estarem contratando seus funcionários através do Sine", afirmou a superintendente do Sine, Ivone Rosset.

Na opinião do diretor-presidente da Bimetal, empresa do segmento de estruturas metálicas para telecomunicações e energia elétrica, Mauro Mendes, o Sine é uma importante fonte de recrutamento com quantidade, diversidade e qualidade de mão de obra, com um atendimento bastante prático e descentralizado.

"Hoje, sem dúvida alguma, é um grande benefício para todos os empresários, que buscam agilidade em suas organizações. Com o crescimento da economia, principalmente no setor industrial, onde estamos inseridos, o volume de contratações nas áreas fabris também aumentou na mesma proporção, sendo que a grande maioria das vagas a serem preenchidas demanda urgência e contar com um serviço, que atenda às nossas necessidades de Recursos Humanos de maneira rápida, é fundamental", destacou Mauro Mendes.

De acordo com os dados do MTE, dos 14 mil trabalhadores colocados no mercado, mais de 1,6 mil são negros, enquanto 2 mil são trabalhadores acima de 40 anos, 565 são mulheres chefes de família e 89 portadores de algum tipo de deficiência. Além destes, foram colocados também 5,1 mil jovens com idade entre 16 e 24 anos.

"A Setec está direcionando seus trabalhos de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, por isso monitoramos e conhecemos o perfil dos trabalhadores colocados no mercado pelo Sine. Se os empregadores precisam de pedreiros, são pedreiros que vamos capacitar", afirma a secretária Terezinha Maggi, que coordena as ações do órgão no Estado.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374568/visualizar/