Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 14:25
Por: Nasi Brum

    Imprimir


O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, participa, em Porto Alegre, do Fórum Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos. Mais de mil especialistas vão discutir, até sábado (11), os rumos dos programas do governo para reduzir o analfabetismo. Os principais temas são a qualificação de professores e a continuidade do processo de alfabetização. O encontro marca o Dia Internacional da Alfabetização, comemorado hoje.

Para Ricardo Henriques, a alfabetização é apenas um primeiro passo. “É vital que nós não pensemos na alfabetização como um processo estanque. Seria um suicídio do ponto de vista da política pública. A alfabetização é apenas um primeiro passo para que as pessoas cheguem até o ensino fundamental”, disse.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, Ricardo Henriques ressaltou que um grande passo será a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. O fundo vai substituir o atual Fundef, mudando a forma de financiamento do ensino infantil até o ensino médio.

O Brasil possui cerca de 16 milhões de analfabetos com até 15 anos e 30 milhões de analfabetos funcionais, aqueles com menos de quatro anos de estudo. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com base nos números do censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374966/visualizar/