Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 07 de Setembro de 2004 às 15:38
Por: Saulo Moreno

    Imprimir


Começa hoje, às 19 horas, em Salvador, o 11º Congresso Internacional de Educação a Distância, que vai reunir mais de 1.000 pessoas do Brasil e do exterior para discutir as tendências desta modalidade de educação para o futuro.

Entre as presenças confirmadas, está o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Marcos Dantas Loureiro, que durante o dia já participou de atividades pré-congresso, como a 4ª Reunião do Comitê Permanente de Dirigentes de Instituições de EaD.

O tema deste primeiro encontro foi a “Presença no Brasil de Universidades Estrangeiras via Educação a Distância”, sobre o qual Dantas Loureiro fez palestra. O congresso internacional, que será realizado no Centro de Convenções de Salvador, prossegue até a próxima sexta-feira, dia 10 de setembro.

Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o encontro promoverá diversos painéis simultaneamente. Entre os especialistas internacionais no assunto, estarão presentes a francesa François Marchessou, que trabalha no sistema Select, da União Européia, uma espécie de base de dados para treinamento e capacitação coorporativa; o norte-americano Rand Spiro, especialista em tecnologia hipermídia aplicada ao ensino/aprendizagem de natureza construtiva da leitura e escrita de textos; além dos canadenses Carl Bereiter e Marlene Scardamalia; o neozelandês Michel Scriven e o francês Jacques Vauthier.

Segundo o presidente da Abed, professor Fredic Litto, o congresso será uma grande oportunidade para o surgimento de novas idéias sobre esta modalidade de ensino. “Com o desenvolvimento tecnológico surgido nos últimos anos, principalmente em relação à Internet, a variedade de cursos a distância cresceu muito. Hoje, uma pessoa que resida numa pequena cidade do interior do Nordeste, por exemplo, pode realizar um curso de altíssimo nível ministrado pelos melhores professores das grandes cidades brasileiras. Tenho certeza de que o congresso será interessantíssimo e contará com novas, criativas e proveitosas idéias”, concluiu.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375013/visualizar/