Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Setembro de 2004 às 19:17

    Imprimir


Durante a primeira reunião do Movimento Brasil Competitivo (MBC), realizada nesta quinta-feira, em Cuiabá, ficou decidido que no primeiro momento a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) será a gestora do Movimento no Estado, até que lideranças empresariais e demais instituições assumam a liderança. "A Sicme e a Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos foram as primeiras instituições que deram o primeiro apoio ao Movimento Brasil Competitivo no Estado. Para a implantação do MBC em Mato Grosso vamos precisar do efetivo comprometimento das lideranças empresariais e governamentais mato-grossenses",afirma o Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.

"No primeiro contato com as lideranças governamentais e empresariais conseguimos as adesões das instituições presentes e um forte compromisso da Sicme para a continuidade do projeto", afirma o diretor técnico do MBC, Cláudio Gastal.

O Movimento Brasil Competitivo só não foi implantado apenas em Mato Grosso e Roraima. "Mesmo Mato Grosso se inserindo neste programa com algum atraso, não temos dúvida, que pela motivação dos empresários envolvidos, recuperaremos o tempo perdido", afirma o Secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato.

"É muito importante que Mato Grosso seja inserido no MBC. Vamos ter que fazer com que as lideranças do Estado apareçam e dediquem uma parte do tempo nesse debate para que a competitividade do Estado cresça como um todo", diz o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Pasini.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, Jandir Milan, Mato Grosso tem que aderir ao MBC o mais rápido possível para poder ser competitivo tanto mercado interno como no mercado externo."Devemos unir todas as instituições pata tornar nossa empresas mais competitivas", acrescenta.

O próximo passo para a implantação do Movimento Brasil Competitivo em Mato Grosso será a definição dos líderes, produção da agenda de trabalho, articulação dos apoios institucionais, construção e aprovação do Projeto de Operação do Movimento.

Também participaram da reunião, realizada no salão oval da Fiemt, o Secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, Secretário Adjunto de Desenvolvimento da Sicme, José Epaminondas Mattos Conceição, o superintendente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial, Jair Dorigon, o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas, Roberto Lebrinha, representantes da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), e sindicatos industriais filiados à Fiemt.




Fonte: Ollhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375219/visualizar/