Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 31 de Agosto de 2004 às 19:08
Por: ROSANA PERSONA

    Imprimir


Durante o XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo e I Simpósio brasileiro sobre a lagarta do cartucho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou para a próxima safra duas cultivares, um híbrido simples de milho e um híbrido de sorgo granífero. O lançamento oficial aconteceu nesta segunda-feira (30.08), no Centro de Eventos do Pantanal, e as novas variedades apresentadas são a BRS 1030 e BR 310 , cultivares recomendadas para plantio nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte do Paraná e da Bahia.

O chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo e presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), Ivan Cruz relata que o trabalho genético foi desenvolvido para facilitar a condução da cultura, sendo mais resistentes às doenças e com potencial produtivo superior às demais.

Na solenidade de lançamento, a diretora da Embrapa, Marisa Marilena Luz Barbosa, elogiou os pesquisadores que pesquisaram as variedades e ressaltou a necessidade de desenvolver parcerias para disseminar o conhecimento e a tecnologia para os produtores. "Sinto um orgulho muito grande em fazer parte dessa empresa e acredito que sou parte dessa equipe, a empresa não é nossa, ela é um bem público e do país, portanto, precisamos trabalhar em parcerias para levar o conhecimento e a pesquisa para a classe produtora e científica do país", disse ela.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Homero Alves Pereira, ressaltou que o governo do Estado está aberto para a realização de parcerias com a Embrapa e a instalação dos centros de pesquisas e programas. "Estamos dispostos a ampliar as parcerias e temos consciência do papel que a Embrapa exerce sobre os produtores e como podemos ser parceiros atuantes e eficientes, nos colocamos a disposição da diretoria para auxiliar no que for preciso", comenta Homero.

O Congresso de Milho e Sorgo tem sido considerado um sucesso, até o momento 800 pessoas estão inscritas, participando de palestras, conferências, mesas redondas e apresentação de pôsteres com a presença dos autores. O presidente do Congresso e pesquisador da Empaer, João Acássio Muniz, fala que até o final do evento serão apresentado mais de 450 trabalhos científicos.




Fonte: Empaer

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375475/visualizar/