Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 13 de Agosto de 2004 às 15:55

    Imprimir


Cerca de 45 minutos depois do início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos da Grécia, a delegação brasileira entrou de maneira discreta no estádio Olímpico de Atenas, que recebeu mais de 70 mil pessoas.

O velejador Torben Grael, único brasileiro que possui no currículo medalhas de ouro, prata e bronze, foi o responsável pela condução da bandeira do País.

Ao contrário de outras edições, os atletas optaram por uma postura sóbrea durante o desfile, evitando evoluções e festejos comuns em aberturas passadas.

Seguindo uma fila natural, os brasileiros deram a volta no estádio sem despertar ou cativar o público, que se limitou a alguns aplausos comuns também às outras delegações.

Com bexigas verdes e amarelas nas mãos, os atletas desfilaram após 30 países, seguindo ordem do alfabeto grego.

Diferentemente da maioria das delegações anteriores, as mulheres brasileiras vestiam saias, enquanto os homens caminhavam com paletós verdes.

Sandra Pires, Meg, goleira do handebol e o judoca Carlos Honorato foram alguns dos brasileiros que participaram do desfile. Por competirem amanhã, atletas do vôlei, basquete, ginástica e natação não estiveram no evento.

A delegação do Iraque, 60ª a entrar no estádio Olímpico, foi uma das aplaudidas pelo público. País marcado pelas guerras nos últimos anos, o Iraque proporcionou a maior surpresa nos Jogos até agora ao derrotar a seleção portuguesa por 4 a 2 na primeira rodada do torneio de futebol masculino.

Outro país bastante ovacionado pela platéia foi a Itália. Bastante descontraídos, os atletas brincavam entre eles, com o público e também com as câmeras de TV, demonstrando muita alegria ao redor do estádio.

A entrada das "Coréias" também teve conotação política importante, já que Coréia do Sul e do Norte entraram juntas, esquecendo, pelo menos nesse momento, qualquer diferença econômica ou geopolítica.

A China também chamou a atenção durante a abertura. Além de possuir a maior delegação de toda a história das Olimpíadas, o país teve como porta-bandeira o jogador de basquete Yao Ming, de 2,26 metros de altura.

O desfile marcou ainda a volta oficial do Afeganistão aos Jogos. Suspenso do Comitê Olímpico Internacional durante o duro regime do Talibã, o Afeganistão foi recebido de volta depois da derrubada do regime, no fim de 2001.

Dezenas de chefes de Governo de várias nações do planeta foram à Grécia para assistir à cerimônia, como o primeiro-ministro britânico Tony Blair. Tayyip Erdogan, primeiro-ministro da Turquia, país que durante muito tempo teve divergências com a Grécia, também participou do evento, prometendo levar uma mensagem de cooperação global.

Cerca de 10 mil atletas de 202 países diferentes disputarão a Olimpíada de Atenas, segundo os organizadores da competição.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376432/visualizar/