Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 19:51
Por: Aruanã Corrêa

    Imprimir


Estudantes e professores de todo o País participam do ciclo de mini-cursos da 56ª reunião anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – que está sendo sediada na Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, em Cuiabá.

Reunidos nas salas de aula do Instituto de Linguagem, IL, os participantes vão, até o dia 24 de julho, debater temas referentes às mais diversas áreas do conhecimento. Na sala 9 do IL, a professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat , Suely Siqueira, coordena o mini- curso Corpo lúdico-ético na fronteira da ciência.

A proposta do seu trabalho é resgatar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem e nas relações humanas e sua importância para o equilíbrio físico e emocional.

Na avaliação da docente, a sociedade contemporânea, na medida em que conquista avanços tecnológicos significativos, se afasta de suas origens e perde o hábito do movimento como exercício e expressão.

Para Suely, o homem moderno não consegue ter uma visão integral do corpo, fragmenta-o ao invés de enxergá-lo como uma estrutura interligada, ou seja, uma sintonia entre mente e corpo. “O lúdico é muito forte e ao brincar as pessoas libertam-se, envolvendo corpo e mente em emoções intensas”, frisa.

Ela diz que as regras de conduta na sociedade se transformam em algemas, que impedem a espontaneidade do gesto. “A criança ao comer chocolate se lambuza toda e não se preocupa se engorda ou causa espinha”, observa.

Para os inscritos (um grupo formado basicamente por professores) Suely disse que os conhecimentos lúdicos têm colaborado com o processo de aprendizado nas escolas. “As ciências vêm utilizando o etno-conhecimento numa forma de aproximar o homem das suas raízes”, conclui.

O mini-curso está classificado no nível iniciante e compõe o ciclo de atividades do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377858/visualizar/