Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 09 de Julho de 2004 às 16:17
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


A equipe do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizará entre os dias 12 e 13.07, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o II Seminário e Workshop do Educomrádio Centro-Oeste. O evento será destinado a 40 professores do Ensino Médio de 20 escolas estaduais, onde serão implantadas rádios.

Conforme o coordenador do Educomrádio, Luciano Ferreira Morais Sobrinho, a Seduc realizará também um 3ª Seminário, que será realizado em setembro, e somente então, o Ministério da Educação (MEC), fará o repasse dos equipamentos para as escolas. O curso será ministrado por cinco profissionais do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Luciano explica que o convênio entre Seduc, MEC e USP visa a implantação do projeto utilizando o rádio em escolas do Ensino Médio na região Centro-Oeste. “Pretendemos introduzir o conceito e os procedimentos da educomunicação nas unidades escolares. E isso se dará por meio da formação de um grupo de profissionais, que usarão a linguagem e a produção radiofônica no contexto escolar”, disse.

O curso, que capacitará dois professores de cada escola, terá carga horária total de 140 horas, sendo que cinco serão presenciais e 84 à distância. Durante a capacitação, acontecerão atividades on-line (educação a distância) e uma seqüência de seminários e oficinas destinadas a desenvolver atividades de sistematização do conhecimento e a prática radiofônica. “Por se tratar de um curso semi-presencial, uma das condições para a inscrição é o acesso dos matriculados à rede mundial de computadores”, esclareceu Luciano.

EDUCOMRÁDIO – Em todo o Centro-Oeste, quatro salas virtuais serão criadas, sendo uma em Mato Grosso, para 40 participantes, outra no Mato do Sul e duas em Goiás. Os professores deverão, a partir do segundo mês do curso, identificar um grupo mínimo de 20 alunos com os quais passarão a desenvolver exercícios, aulas e oficinas práticas, além de seis membros da comunidade. Cada escola contará com um laboratório de produção radiofônica e quatro professores responsáveis pela orientação das quatro salas virtuais a serem formadas. Um quinto professor se voltará para o atendimento dos capacitadores e monitores locais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378351/visualizar/