Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 09 de Julho de 2004 às 12:26
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Governo do Estado lançaram na manhã desta sexta-feira (09.07) o site da SBPC Cultural – Cultura e Natureza, um dos vários eventos que acontecerão paralelamente a 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 18 e 23 de julho no campus da UFMT. Durante o lançamento, realizado no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, os organizadores deram detalhes da programação. O evento está sendo organizado pela Coordenação de Cultura da UFMT, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e Secretaria de Estado de Cultura.

“A realização da reunião da SBPC em Cuiabá é uma grande conquista da universidade já que em raríssimas oportunidades o evento é realizado fora dos grandes eixos como Rio e São Paulo”, disse o coordenador de Cultura da UFMT, maestro Fabrício Carvalho. Segundo ele, a 1ª SBPC Cultural será um evento bem mais amplo do que a realização de consertos, teatro e exposições. “Vai ampliar os conceitos de cultura, discutir propostas, aspectos como a cidadania e geração de renda”, explicou Fabrício Carvalho.

O lançamento do site, que pode ser acessado a partir de um link do site da universidade – www.ufmt.br , teve as presenças artistas convidados, representantes dos parceiros do evento, e várias autoridades entre elas o secretário adjunto da Casa Civil, Antônio de Kato (representando o governador Blairo Maggi), o reitor da UFMT, professor Paulo Speller, o coordenador-geral da SBPC, o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, professor Paulo Teixeira e o coordenador do Escritório da Unesco em Mato Grosso, Guaraci de Almeida.

A reunião anual da SBPC é o evento científico mais tradicional que acontece no país e o maior do hemisfério. Estarão participando membros de 70 sociedades científicas das diversas áreas do conhecimento. “As melhores cabeças pensantes do país estarão aqui em Cuiabá e a população não pode perder a oportunidade de participar”, convidou o coordenador geral, professor Paulo Teixeira. Pelo menos 99% das atividades estarão abertas ao público e as inscrições serão feitas apenas nos casos em que os participantes pretendem obter o certificado e também receber material com a programação.

A realização tem o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Governo de Mato Grosso, por meio de várias secretarias e diversos outros parceiros. O Objetivo é reunir cientistas, estudantes, professores universitários e da rede do ensino médio e fundamente, bem como a sociedade em geral interessada em discutir ou simplesmente conhecer os resultados mais recentes da pesquisa científica; expor trabalhos e divulgar idéias e pontos de vista bem como debater as políticas de ciência e tecnologia.

A 56ª Reunião Anual da SBPC tem o tema central Ciência na Fronteira: Ética e Desenvolvimento. O evento principal, o SBPC Sênior, terá simpósios, conferências, mini-cursos, encontros com cientistas e assembléias; A programação do SBPC Cultural – Cultura e Natureza será desenvolvida no Centro Cultural da UFMT com vários eventos. Entre eles, oficinas, mini-cursos, painéis, cinema e vídeo, manifestações culturais na música e literatura, apresentações artísticas e culturais (dança, música, teatro, performances e shows), concertos do coral e da orquestra sinfônica da UFMT. Também haverá diversas exposições com visitas monitoradas, incluindo, a promovida pela Unesco – Exposição Patrimônio Cultural da Humanidade.

Outro evento é o SBPC Jovem – programação destinada aos cientistas do amanhã para um contato dinâmico com a ciência e sua prática. Haverá exposições, conferências, oficinas vídeos e filmes: Expociência, com mostra de ciência e tecnologia reunindo exposições de projetos e realizações de empresas, universidades, institutos de pesquisa, agentes de fomento e secretarias de Governo. Por Mato Grosso abrigar 39 etnias indígenas, a programação também incluirá, entre outros eventos paralelos, o SBPC e a Ciência Indígena.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378364/visualizar/