Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Julho de 2004 às 08:54
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


Caciques da etnia Xavante da região de Barra do Garças (516 quilômetros de Cuiabá), foram recebidos nesta quarta-feira (07.07) pelo secretário adjunto Administrativo e Financeiro da Secretaria de Estado de Educação, Ivan Rosa e Silva.

Na oportunidade, os caciques reivindicaram um grupo gerador para atender a Escola Estadual Indígena Deputado Mário Juruna, na aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, além do Transporte Escolar das crianças.

De acordo com o secretário, no próximo dia 14, a Seduc enviará uma equipe até o local para verificar a distância de uma aldeia a outra e a possibilidade de ampliação da escola. “Depois desta visita é que vamos definir a quantia que será repassada para a escola utilizar no transporte escolar, e também a possibilidade de ampliarmos o barracão e concedermos um gerador”, disse Silva.

Hoje a EE Mário Juruna atende um total de seis aldeias da etnia Xavante, sendo que a distância entre uma aldeia a outra é de 30 quilômetros, com uma população de 680 índios, sendo que 444 alunos estudam no Ensino Fundamental e Médio. A Seduc construiu um barracão de alvenaria com 305 metros quadrados, com dois banheiros e uma cozinha, mas para atender a demanda é necessário funcionar em três turnos, inclusive à noite.

De início, a Secretaria enviará madeirite para que os índios façam as divisórias das salas, até que se resolva o problema. A Seduc enviará também um fogão industrial com forno, para a escola. Segundo o cacique Aniceto Tsuchzawvré, o grupo gerador é esperado com ansiedade pelos índios. “Temos muitos alunos adultos, no período da noite, inclusive mulheres casadas”, disse ele.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378499/visualizar/