Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 12:10
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


Por 11 votos favoráveis contra cinco, os deputados aprovaram a mensagem do Executivo 46/04 que altera o subsídio dos profissionais da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. A matéria recebeu emenda da deputada Vera Araújo (PT), mas foi rejeitada por 12 votos. A proposta visa uma recomposição salarial linear de 7,67% para todos os servidores.

Na proposta, o governador Blairo Maggi (PPS)argumenta que recomposição salarial vai proporcionar aos profissionais a retomada do poder aquisitivo salarial.

A rejeição da emenda travou uma ampla discussão entre os deputados. O deputado Carlão Nascimento (PSDB) chegou a questionar o curso de Arquitetura oferecido pela academia em Barra do Bugres por exemplo. “Não concordo porque se gasta muito e talvez o retorno seja muito pouco”, avaliou, ao assegurar que também defende um aumento salarial maior para a categoria, no entanto, pediu cautela.

Para Ságuas Moraes (PT) o Estado precisa exercer o seu papel e oferecer cursos de terceiro grau a população. Ele acredita que Mato Grosso tem condições de captar recursos por meio de parcerias para fomentar o ensino com qualidade. “Temos que trabalhar nesse sentido”, afirmou.

Carlão lembrou também que apenas as academias públicas investem em pesquisas. “Ganham disparadamente das privadas. Por isso, espero que o governador possa investir ainda mais nas universidades publicas”. Pátio defendeu a adoção de critérios para o ingresso nas universidades públicas. “É preciso deixar de investir o dinheiro público nas universidades privadas para direcioná-los às públicas”, frisou.

Da mesma forma, o deputado e professor Eliene Lima (PSB) disse que com o gasto de um aluno da rede pública pode-se formar até quatro estudantes da rede particular.

Também aprovaram a mensagem 52/04 que cria o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso - CERMAC, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde – SES.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378601/visualizar/