Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Julho de 2004 às 15:07

    Imprimir


O Pato Donald comemorou 70 anos no último dia 9 de junho. Ele estreou no cinema em 9 de junho de 1934, como coadjuvante do desenho animado A Galinha Sábia, com um visual totalmente diferente do de hoje.

Mesmo sem a personalidade definida, chamou a atenção dos espectadores pela sua característica mais marcante: a voz esganiçada, dublada pelo entregador de leite Clarence Nash. O pato que foi desenhado pelo produtor Walt Disney especialmente para a voz de Nash, anos depois de tê-lo ouvido pela primeira vez.

No mesmo ano da estréia, Donald atuou com Mickey no curta-metragem The Orfan's Benefit, quando deu o primeiro acesso de raiva em público por não conseguir recitar um poema. Logo estava participando dos desenhos do Mickey, mas tanto "aporrinhou" a equipe de produção, segundo o próprio Walt Disney, que em 1937 ganhou o desenho próprio, Don Donald, quando apresentou sua namorada Margarida (Daisy) que na época ainda chamava-se Donna. Em 1938 os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho saíram das revistinhas para o cinema.

O mais famoso filme de Donald foi o Der Füehrer's face, de 1942, uma sátira a Adolf Hitler, que lhe rendeu um Oscar. No total, o personagem acumulou 11 indicações ao prêmio máximo do cinema norte-americano. Em dois outros longas, o Pato visitou a América Latina: em Alô amigo, conheceu o Rio de Janeiro e o papagaio Zé Carioca, e em Você já foi à Bahia apaixona-se pela atriz Aurora Miranda, irmã de Carmem Miranda.

Ao longo dos seus 70 anos, Donald participou de 200 filmes. Em setembro deste ano ele volta às telas com Mickey e Pateta em Os Três Mosqueteiros, adaptação da famosa obra de Alexandre Dumas.




Fonte: Correio da Bahia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378733/visualizar/