Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 30 de Junho de 2004 às 17:14
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


A violência dentro e fora da escola é um problema enfrentado por todas as escolas de Mato Grosso, sejam elas da rede estadual, municipal ou privada. Até pouco tempo atrás, a E.E. São José Operário, localizada no município de Rondonópolis (208 km de Cuiabá), também enfrentava essa situação. Porém, de forma inovadora e com um trabalho de conscientização, a unidade baniu a violência para fora dos seus muros.

O trabalho de conscientização dos alunos foi moldado e desenvolvido a partir de 2003, com a implantação do projeto “Todos pela Paz”. De acordo com a diretora da escola, Eunice Gonçalves da Silva, os professores trabalharam o tema violência por meio de blocos temáticos, atividades afins e de forma transversal em todas as disciplinas.

Segundo a diretora, o projeto que tem como objetivo resgatar o sentido da vida e o valor da solidariedade deixou de abordar apenas a violência e ganhou proporções maiores, ao tratar de outros temas relevantes. “Trabalhamos com um bloco temático por bimestre, onde os alunos lêem, discutem, fazem reflexões e produzem textos sobre o tema em evidência”, observa.

Em 2004, os blocos temáticos selecionados pelos professores são os seguintes: Ecologia; Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente (direitos e deveres da criança e adolescente); Convivência (relações humanas, afetividade, respeito nas relações); e Saúde e Sexualidade (percepções dos alunos sobre a gravidez na adolescência, Alcoolismo na Juventude, DST, Drogas-Prevenção).

“Temos a consciência que este é um trabalho que dará frutos em longo prazo. Mas acreditamos que estamos plantando uma semente, que ajudará na construção de uma cultura de paz”, finaliza Eunice.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379193/visualizar/