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Educação/Vestibular
Quarta - 30 de Junho de 2004 às 17:04
Por: Soraia Ferreira

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Os estudantes de Mato Grosso, que concluíram o Ensino Médio em 2003, estão melhores em Português. É o que revela os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em escolas públicas e privadas de todo o País. Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), a avaliação foi realizada com o objetivo de formular novas políticas para a melhoria da qualidade do ensino, que tenha como foco a aprendizagem de habilidades básicas e indispensáveis ao cidadão.

Os concluintes do Ensino Médio de Mato Grosso alcançaram 268,0 pontos na avaliação de Português, ou seja, 0,6% a mais que na última avaliação do Saeb, realizada em 2001. Esta média está 1,3 ponto acima da média nacional, que foi de 266,7 pontos. Contudo, o rendimento dos jovens mato-grossenses e brasileiros não chega perto do indicador mínimo recomendado que é de 375 pontos. Já em matemática, o desempenho dos jovens mato-grossenses foi ruim, caindo 2,67% em relação ao ultimo teste, quando os alunos atingiram os 328,8 pontos.

Para obter esses resultados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), aplicou testes e questionários com 300 mil alunos de 6.270 escolas localizadas nos 27 Estados da Federação. Os testes foram construídos tendo por base uma matriz de referência, onde são explicitadas habilidades e competências dos estudantes. A pontuação é medida em uma escala numérica que vai de zero a quinhentos.

O teste de Língua Portuguesa avaliou a capacidade para localizar informações explícitas e implícitas em um texto; de fazer inferências; de identificar o tema, a tese e as relações de causa e conseqüência. Para isso, os estudantes tiveram que interpretar textos publicitários com auxílio gráfico, correlacionando-os aos enunciados verbais e informações sobre boletins meteorológicos divulgados em jornais.

No teste de Matemática os alunos foram instigados a mostrar as habilidades na resolução de problemas, utilizando conceitos e operações da linguagem matemática, tais como aritmética, geometria, grandezas e medidas e noções de estatísticas.

Atualmente, existem 137.114 alunos matriculados no Ensino Médio em Mato Grosso, e os dados do Saeb, apontam que 6,5% deste total devem concluir o curso em um estágio de construção de competência muito crítico em Matemática. Isto é, não conseguem responder a comandos operacionais elementares compatíveis com a 3ª série do curso.

Os dados da avaliação mostram ainda, que 66,5 % desses alunos encontram-se em um estágio crítico, ou seja, apresentam algumas habilidades elementares de interpretação de problemas, mas não conseguem transpor o que está sendo pedido no enunciado para uma linguagem matemática específica. Apenas 4,3% dos alunos mato-grossenses avaliados interpretam e sabem resolver problemas de forma competente, se enquadrando no estágio adequado.

Na língua Portuguesa, o percentual de alunos que estão em um estágio muito crítico é menor que o de Matemática, (1,5% e 6,5% respectivamente). No entanto, é significativo o número de estudantes que estão em situação crítica (31,8%), estágio onde não são bons leitores, conseguem ler apenas textos narrativos e informativos simples. Verificou-se ainda, que somente 3,7% dos alunos submetidos à pesquisa estão no estágio adequado e conseguem ler textos argumentativos, paródias, textos longos, poemas e cartuns mais complexos e dominam recursos lingüístico-discursivos utilizados na construção de gêneros.




Fonte: Secom - MT

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