Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 17:19
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


O Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso estão de mãos dadas no firme propósito de incentivar o movimento crescente das artes plásticas no Estado, com o intuito de integração e transformação social num mercado que se anuncia cada vez mais promissor. O Projeto “Arte Popular - A Arte de Integrar Pessoas” foi aprovado pelos membros que compõe o Conselho Estadual de Cultura (CEC) por meio da Lei Hermes de Abreu.

O curso terá início nesta segunda feira (28.06) e se estenderá até o dia 03.07, das 19h às 22h30, no Sesc Arsenal, situado na rua 13 de junho, s/nº, no bairro do Porto. As palestras serão proferidas pela renomada crítica de arte mato-grossense Aline Figueiredo e vão desde a pré-história a arte contemporânea.

PALESTRANTE - Aline de Figueiredo é natural de Corumbá, Mato Grosso do Sul. É animadora, crítica de arte e escritora. Realizou a primeira exposição de pinturas dos artistas mato-grossenses em Campo Grande/ MS (1966), fundou e dirigiu a Associação Mato-grossense de Artes (AMA entre 1967e 1972), e, junto com Humberto Espíndola, criou o Museu de Arte e Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1974.

Participou da implantação da Fundação Cultural de Mato Grosso (hoje SEC), entre 1969/79, onde atuou na assessoria de artes plásticas. Criou também o Ateliê Livre D. Osvaldina dos Santos, o Salão Jovem Arte e a Pinacoteca Estadual.

É autora de diversos livros, entre eles, destacam-se: “Artes Plásticas no Centro-Oeste” (Edições UFMT/MACP/1979); “Arte Aqui é Mato” (Edições UFMT/MACP/1994), A Propósito do Boi (Edições UFMT/MACP/1994) e “Dalva de Barros, Garimpos da Memória” (Entrelinhas/2001).

Recebeu diversos prêmios entre eles: Gonzaga Duque da Associação Brasileira de Críticos de Arte (Rio, 1980) por seu trabalho “Artes Plásticas no Centro-Oeste”. Também foi contemplada com o prêmio Alejandro José Cabassa da União Brasileira de Escritores pelo livro “A propósito do Boi” como melhor ensaio cultural (em 1996). Em 2000, foi concebido o prêmio Sérgio Miliet pelo livro “Dalva de Barros em Garimpos da Memória” que ficou entre vinte concorrentes e apenas dois foram indicados: Garimpos da Memória (Editora Entrelinhas) e o livro “Arte Sacra Colonial, editado pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Sendo agraciado como de melhor livro do ano” Dalva de Barros em Garimpos da Memória” de autoria de Aline.

Participou de comissões organizadoras de diversas coletivas nacionais, realizados em quase todos os Estados da Federação. Prestou assessoria na área de artes plásticas, ao CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) em Brasília.Desde 1970 vem ministrando cursos de História da Arte, aliás, com muita propriedade, alguém duvida?

Confira a programação:

Dia 28.06 (segunda-feira)

Da Pré–história ao Gótico (sécXV)

Do Paleolítico Superior (25000), ao Neolítico (5000); noções de arte Egípcia, Grega,Romântica, Bizantina e Gótica.

Dia 29.06 (terça-feira)

Pré-renascimento, Renascimento, Maneirismo, Academicismo, Barroco, Rococó e Neoclássico

Dia 30.06 (quarta-feira)

Romantismo, Realismo, Impressionismo, Art Noveau, Expressionismo, Fovismo e Cubismo.

Dia 01.07 (quinta-feira)

Futurismo, Abstracionismo (informal e geométrico), Dadaísmo, Surrealismo, Pop Art, Arte Conceitual. Bienais de São Paulo, de Veneza e Documenta de Kassel.

Dia 02.07 (sexta-feira)

Panorama da Arte Brasileira do Barroco à atualidade, passando pelo Barroco mineiro e nordestino, Missão Artística Francesa, Academicismo, Modernismo, Abstracionismo, Concretismo, Neo-concretismo, Vanguarda, Geração 80.

Dia 03.07 (sábado)

Panorama da Arte Mato-grossense no século XX, enfocando os artistas historicamente mais expressivos.

Atenção: Os interessados em participar do Curso de História da Arte ministrado pela crítica de arte, Aline Figueiredo, devem retirar a ficha de inscrição no SESC Arsenal, situado na Rua 13 de Junho, s/n°. Bairro do Porto.Mais informações podem ser obtidas pelos telefones : 616-6900 ou 616-6920




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379549/visualizar/