Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 16:15
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Chapada dos Guimarães, MT – Oficinas culturais oferecidas gratuitamente à comunidade durante a 20ª edição do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães atraem um público recorde. Dança afro, siriri, arte circense, escultura em madeira, pintura em tela, amazílias (bonecas de papel), projeto cuiabália (brinquedos, música e lendas cuiabanas), entre outras, despertaram interesse de crianças, jovens e adultos para aprender ou aperfeiçoar conhecimentos em várias áreas.

A proposta de resgate das tradições mato-grossenses no evento, avalia Carlos Ferreira, coordenador de intercâmbio cultural da Secretaria de Estado de Cultura, superou as expectativas dos organizadores. “Foram várias oficinas e a procura foi muito grande. As oficinas oferecem para a comunidade o lado cultural”, salientou Ferreira. Cada oficina recebeu, em média, 15 inscrições.

Nesta sexta-feira (25.06), o resultado dos trabalhos feitos pela comunidade será apresentado, a partir das 15 horas, na Praça do Festival. No local, palco das manifestações artísticas do evento, os novos artistas exibirão suas criações.

As oficinas realizadas na Escola Estadual Rafael de Siqueira e Escola Estadual Ana Tereza Albernaz atraíram pessoas de todas as idades como Vanessa Cristina Ferreira Barros, de 10 anos. Ela participou da oficina de pintura em tela com a artística plástica Márcia Lepri. “Gostei muito do curso, pois aprendi muita coisa e quero seguir carreira. Eu sempre quis fazer pintura. Fui a primeira da lista na hora de me inscrever”, disse Vanessa, que levou para casa duas belas telas de sua autoria.

Já na oficina de bonecas de papel, Ana Paula Santos Oliveira, de 10 anos, confeccionou bonecas de papel sufite com fita durex. As aulas foram ministradas pelo artista plástico de Rondonópolis, Thiago Alencar. O artista desenvolveu na oficina a temática “Mulheres do Interior do Brasiil”. “Elas respresentam todas as mulheres: a cuiabana, a nordestina e todas que sempre usam um vestido floral”, argumentou o artista.

Na oficina, a faixa etária dos interessados variou de 6 a 16 anos. “O curso abriu para mim novos horizonte e a chance de ter uma profissão”, disse Ana Paula, ao das bonecas feitas junto com a amiga Jaqueline Gullich, de 11 anos. “A arte nas bonecas é uma coisa e ‘dá’ muito prazer ver o resultado pronto”, enfatizou.

A arte circense com o show de malabarismo e pernas de pau atraiu os amigos Rafael Moraes dos Santos e Pedro Júnior Ferreira dos Santos, ambos de 9 anos. Ministrada pelo oficineiro Júlio Karcará, o curso atrai 50 alunos interessados numa das artes mais antigas. “A procura foi muito grande e o curso deveria ter mais tempo para os alunos dominarem a técnica”, disse Karcará. “Para mim foi um aprendizado muito grande porque eu sempre quis andar em perna de pau. Gostei muito”, conta Rafael.

Dia Gospel - Nesta sexta-feira, a atração nacional é a banda gospel Código C. À noite do festival com o melhor do reggae-gospel será aberta com as bandas Sal da Terra, Justa Causa e Ministério de Louvor da Igreja Batista da Paz. No sábado (26) será realizada na cidade a Marcha para Jesus, que deve reunir milhares de evangélicos de várias igrejas. Encerra o festival a banda de rock nacional, os Titãs.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379554/visualizar/