Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 15:46

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino realizou pela segunda vez a “Oficina de Capacitação Pedagógica para formação de multiplicadores de informações sobre DST/HIV/AIDS”. Desta vez, o público-alvo foi os agentes de saúde comunitário. O evento foi realizado na União de Ensino Superior de Diamantino (Uned), nos dias 19 e 20 de junho.

“A capacitação dos agentes é importante porque a maioria tem dificuldade para falar sobre sexualidade com a população. Eles têm as informações, porém sentem insegurança para passar o que sabem adiante. Com essa oficina pretendemos aumentar o número de notificações e levar mais informações para as famílias”, espera a secretária de Saúde, Marineze de Araújo Meira.

A agente de saúde Dilma Rodrigues da Silva, do Posto de Saúde da Família (PSF) Pé Branco, onde trabalha com 136 residências, reconhece que não tinha informações suficientes sobre DST/HIV/AIDS para esclarecer a população da sua área. “Eu limitava a orientar a população para buscar camisinhas e anticoncepcionais no posto de saúde. Agora pretendo fazer um trabalho diferenciado, orientando os pais a conversarem com os filhos sobre sexualidade, mesmo que eu encontre dificuldades para abordar o assunto”, afirma Dilma Rodrigues da Silva.

Cerca de 30 agentes de saúde participaram da oficina, ministrada pela arte-educadora Rosean Oliveira. Ela trabalhou temas como diversidade sexual, preconceito e o aumento do número de infectados pelo vírus HIV no mundo. Por meio de vídeos e dados estatísticos, a arte-educadora procurou sensibilizar os agentes de saúde. “Não adianta apenas levar as informações sobre AIDS, tem que sensibilizar as pessoas, mexer com o emocional delas, senão não surte efeito. No caso dos agentes de saúde, é preciso motivação para o trabalho”, assegura Rosean Oliveira.

A próxima oficina será realizada no Assentamento Bojuí, 30 km de Diamantino, nos dias 26 e 27 de junho. Em seguida, os médicos e enfermeiras da cidade vão passar pelo curso de reciclagem sobre os testes rápidos, que detectam a sorologia das gestantes na hora do parto.

No segundo semestre, a Secretaria Municipal de Saúde pretende trabalhar com o tema “Drogas”.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379951/visualizar/