Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 23 de Maio de 2004 às 19:08
Por: Janaína Pedrotti

    Imprimir


Na contramão da estrutura política da classe rural, o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Altamiro Stochero, garante que o movimento terá candidatos nessas eleições de outubro e, onde não for possível, dará apoio a projetos ligados à causa. A proposta é bater de frente com a organização dos produtores rurais.

Ainda segundo Stochero, a orientação do MST é a de apoiar candidatos que atuem em apoio aos interesses do movimento. “Somos uma organização com um interesse claro, que é o da reforma agrária e não o de viabilizar candidaturas. Em função disso, priorizamos apoiar nomes de fora, mas onde tivermos quadros fortes vamos implementar candidaturas”, avisou.

Crítico à atuação de parlamentares ligados à bancada ruralista, Stochero argumenta que nessa atuação não é observado o bem-estar de toda a população. “Eles se elegem com o voto dos pobres para defender o interesse de fazendeiros”, disse.

Para consolidar sua avaliação, a liderança do movimento lembra de projetos ligados ao setor que em sua avaliação não foram idealizados para o bem de todos. “A patrulha rural não é para defender o trabalhador rural e sim os proprietários de terra”.

Com a promessa do MST em entrar na disputa eleitoral, o conflito entre proprietários rurais e sem-terra deve passar do campo para os centros decisórios do poder.

Antes, os conflitos agrários eram mediados pelos representantes políticos. Mas, com a estruturação das bancadas rurais em diversos Estados, o MST promete ampliar o número de parlamentares ligados à causa e até mesmo eleger membros de seu movimento.

Nos municípios de Barra do Bugres e Tangará da Serra, por exemplo, o MST deverá contar com um candidato a vereador. “Ainda não há definição de nomes. Mas está acertado que vamos escolher lideranças do Assentamento Antônio Conselheiro, que fica entre os dois municípios”, revelou. Somente nesse assentamento estão 990 famílias.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383020/visualizar/