Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 22 de Maio de 2004 às 12:47
Por: Sebastian Usher

    Imprimir


Muitas têm publicado mensagens cuja autoria é atribuída à organização Al-Qaeda, embora a seja difícil de conferir o quanto tais afirmações são verdadeiras.

Alguns analistas já descreveram o ciberespaço como o novo ponto de encontro da Al-Qaeda.

Milhares de páginas radicais islâmicas estão agora ao alcance dos internautas em vários idiomas.

Desde os ataques de 11 de setembro de 2001, elas têm sido analisadas com atenção cada vez maior por especialistas na área de inteligência.

Ferramenta vital

Desde que os líderes da Al-Qaeda foram expulsos do Afeganistão, a internet vem se tornando cada vez mais importante como um instrumento para que eles se comuniquem entre si e também com seus correligionários.



A rede também se tornou uma ferramenta vital para a organização difundir sua mensagem.

Na semana passada, uma gravação atribuída a seu principal líder, Osama Bin Laden, foi publicada em dois websites dedicados à Jihad (guerra santa islâmica).

Várias outras páginas do mesmo tipo abrigam ameaças e reivindicações que eles dizem ter origem na Al-Qaeda ou em grupos ligados à organização.

Especialistas consideram difícil verificar estas afirmações, assim como os governos ocidentais têm descoberto que é virtualmente impossível rastrear a origem exata dos websites.

A maioria das ameaças não cita um alvo específico.

Uma exceção foi uma página que, em dezembro passado, descrevia um plano para uma série de ataques a bomba que coincidiria com as eleições gerais da Espanha – ameaça levada a cabo pelos ataques de março em Madri.

Incidentes como esse naturalmente aumentam a seriedade com que os serviços secretos ocidentais estão tratando o crescente fluxo de mensagens de militantes islâmicos na internet.




Fonte: BBC Londres

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383116/visualizar/