Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 21 de Maio de 2004 às 16:42

    Imprimir


DA REDAÇÃO "Fica assegurado aos deficientes físicos, idosos, gestantes e adultos acompanhados de crianças de colo, o atendimento especial no transporte coletivo em Cuiabá", disse o vereador João Batista ao apresentar o Projeto de Lei Nº 009/04.

O parlamentar ressalta que o direito assegurado se efetivará da seguinte forma: serão destinados à população que se refere esta lei 20% (vinte por cento) dos assentos dos ônibus que integram todas as linhas que operam no transporte coletivo, sendo que as cadeiras reservadas, virão com distintivos próprios ou convencionais, indicando os assentos, essas cadeiras ficarão preferencialmente próximas à poltrona do cobrador.

O vereador destaca também que todo ônibus que opera no transporte coletivo do município, deverá afixar placa contendo a seguinte advertência: "você não está proibido de sentar-se nestes lugares, porém eles estão reservados aos deficientes físicos, idosos, gestantes e adultos acompanhados de crianças de colo".

As cadeiras destinadas aos deficientes físicos terão um símbolo convencional e serão adaptadas de forma adequada às cadeiras especiais, elas serão diferenciadas pela cor.

É cada vez maior o número de reclamações por parte dos idosos, gestantes e deficientes físicos, quanto às dificuldades para acomodarem-se nos ônibus, devido às condições diferenciadas dos demais usuários. E esta situação se dá por problemas culturais e pouca sensibilidade por parte das pessoas em relação àquelas que se pretende beneficiar com esta lei.

"No entanto, se faz necessário que algumas medidas sejam tomadas para mudar esse comportamento, que muitas vezes é agravado pelas empresas, quando não possuem um número satisfatório de ônibus para atender a demanda, principalmente nos horários de pico, por isso a importância do projeto", finalizou João Batista.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383143/visualizar/