Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 21 de Maio de 2004 às 16:32

    Imprimir


Visando oferecer capacitação às famílias de Nova Mutum a Secretaria de Ação e Promoção Social criou o Programa Municipal de Renda e Cidadania de Nova Mutum. O mesmo prevê a realização de cursos de capacitação profissional e geração de emprego e renda para a população de baixa renda. Atualmente são disponibilizados mais de vinte cursos por ano em diversas áreas de atuação, seja com recursos próprios ou através de parcerias. Os mesmos atendem homens e mulheres a partir de 12 anos de idade.

Uma parceria importante foi firmada em 2001 entre a Ação Social, o Senar e o Sindicato Rural, para a realização de cursos voltados à área agrícola no município. Essa parceria vem beneficiando tanto a população da zona rural quanto os moradores da cidade. Ao todo mais de doze cursos são oferecidos por ano, capacitando uma média de 150 pessoas. Os cursos vão desde administração de pequenas propriedades rurais, associativismo e cooperativismo, até fabricação de produtos de higiene e limpeza, jardinagem, preparo de compotas e conservas de frutas e legumes, aproveitamento de alimentos e panificação caseira. .

Os cursos mantidos com recursos próprios do município são de artesanato e sempre atraem um grande número de participantes. Mais de 400 pessoas, geralmente mulheres, participam todos os anos. Entre os cursos é ensinado corte e costura, pintura em tela, crochê, macramê, ponto cruz, entre outros. .

Nesta categoria de cursos também está incluso o Pró Mamãe, destinado às gestantes. Através do mesmo as futuras parturientes aprendem a preparar todo o enxoval do bebê, além de assistirem a palestras sobre pré e pós-parto. A parceria entre Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social de Nova Mutum, Senar, Sindicato Rural e também a Empaer acaba de beneficiar os moradores da comunidade Pontal do Marape com mais um curso de geração de emprego e renda. Trata-se do curso “Transformação caseira da mandioca”, que vai ensinar a fazer farinha de mesa, branca, refinada e seca, tapioca, polvilho, beiju, além de outros produtos utilizando a raiz. .

O curso será de 25 a 28 de maio e vai capacitar de 10 a 15 moradores do Pontal do Marape. Além desse, outro curso já está programado para o período de 7 a 11 de junho. Será de “Produção caseira de derivados da soja” e deverá atender, provavelmente, os moradores da cidade cidade.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383144/visualizar/