Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 06 de Maio de 2004 às 13:23
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


Uma equipe com oito atletas de Mato Grosso – modalidades de futsal de cegos, goalball e atletismo – estará disputando, nos próximos dias os Jogos Paraolímpicos do Brasil (JPB), naquela que será a chance de ouro para receber a convocação definitiva para os Jogos Olímpicos de Atenas, na categoria especial. Um dos destaques é o atleta cego Adirson Castro (equipe GR Eletro), que já está pré-convocado e precisa apenas de mais um índice ou que seus recordes não sejam batidos, para carimbar seu passaporte para Atenas.

A delegação, sob a orientação da técnica Najla Zambonatto, embarcou na madrugada desta quinta-feira (06.05) em vôo para São Paulo. Também foram chamados, os atletas João Batista da Silva, Rodrigo Camargo, Adalto Oliveira, Mauro Germano, Marcino Benedito (futsal de cegos) e Benilce Lourenço e Cláudia Gonçalves (goalball).

A abertura dos Jogos Paraolímpicos do Brasil está programada para a noite desta quinta-feira (06.05), no centro esportivo do Ibirapuera com mais de 600 atletas de todo o País. Esta é a maior competição nacional de esporte de alto rendimento para atletas com deficiência. Os jogos terminam no dia 11. Nessa data, os profissionais da área técnica se reunirão para analisar todos os resultados e as melhores possibilidades de cada atleta. Dia 12, serão anunciados os nomes que irão para Atenas.

Preparação - Após treinar intensamente por mais de três meses, o atleta GR Eletro Adirson Castro se afirma pronto para disputar os JPB e conseguir sua convocação para Atenas. “Estou muito bem e em franca evolução. Acredito que tenho condições de conseguir o índice ‘A’ a partir de minha preparação e de meu entusiasmo. É muito grande minha vontade de ir para a Grécia e alcançar minha maior realização que é trazer uma medalha para meu País”, afirmou o atleta, voltando a agradecer ao patrocinador GR Eletro que está dando todas as condições para que continue praticando esporte.

Recentemente, em entrevista, Adirson declarou que “o esporte me deu uma razão para continuar vivendo e procurei me superar. Estou feliz por ter quebrado três recordes brasileiros em minha categoria (1.500, 5.000 e 10.000 metros). Agora, meu desafio é me consagrar em Atenas”.

O atleta da equipe GR Eletro é da categoria B-3 e conseguiu sua pré-convocação durante os Jogos Regionais de São Paulo. Ele tem índice “B” nas três provas que disputa e precisa de um índice “A” em qualquer uma delas para ir às Paraolimpíadas. Mesmo se não conseguir as marcas exigidas, ele pode ser chamado, desde que seus recordes não sejam quebrados.

O Brasil terá sua maior delegação da história nas Paraolimpíadas de Atenas. São 97 vagas para Grécia. Destas, 13 são nominais. As demais 84 serão definidas durante os JPB. As novidades ficam com as vagas para o goalball (esporte criado especificamente para cegos e deficientes visuais), futsal de cegos, basquete em cadeira de rodas, hipismo e tênis em Cadeira de Rodas.

A Paraolimpíada, assim como os Jogos Olímpicos, acontece de quatro em quatro anos. Na edição de 2000, em Sydney, o Brasil conquistou a 24ª posição e participou em nove modalidades. Participarão dos Jogos 4 mil atletas de 143 países.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383954/visualizar/