Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 16 de Abril de 2004 às 15:42
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


O atleta cego Adirson Castro, da equipe GR Eletro de Atletismo (Cuiabá), está cada vez mais perto das Para-Olimpíadas de Atenas. Ele firmou sua pré-convocação para o grupo para-olímpico, no último final de semana, quando conseguiu mais três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata, no I Jogos Abertos Regionais para Cegos e Deficientes Visuais do Brasil. A competição foi promovida pela ABDC (Associação Brasileira de Desporto para Cegos) no centro esportivo do Ibirapuera, em São Paulo.

Além de Adirson, a equipe GR mandou mais três atletas para representar Mato Grosso e eles não decepcionaram: foram 12 medalhas, das quais oito de ouro e quatro de prata. O velocista Vanderley de Moraes (categoria B-3), teve uma participação brilhante conseguindo três ouros: 100, 200 e 400 metros rasos. No entanto, estes resultados não foram suficientes para garantir sequer um índice “B” e ele não foi pré-convocado.

O meio-fundista Leonardo Magalhães (categoria B-2) conquistou ouro nos 10 mil metros e prata nos 1.500 e 5.000 metros. Ele ficou a 40 segundos do índice “B” nos 10 mil metros. Já Pedro César da Silva, velocista, conseguiu duas medalhas de ouro (100 e 200 metros) e prata nos 400 metros.

Sem índice “B”, Vanderley e Pedro César decidiram ficar em São Paulo para tentar a sorte no Troféu Brasil que acontece no final de semana. O fundista Leonardo que também não obteve índice, retornou a Cuiabá nesta segunda-feira, acompanhado de Adirson Castro. Além da GR Eletro, que patrocina, os atletas ainda contaram com apoio da AMC (Associação Mato-grossense de Cegos).

Para-olimpíadas – O final de semana foi ótimo para o atleta Adirson Henrique de Castro, que ainda persegue o índice “A” que lhe valeria a vaga definitiva na equipe pára-olímpica. No final de semana, ele pegou mais três medalhas, sendo prata nos 1.500 metros (que não é sua especialidade), com tempo de 3m40. Ele perdeu a corrida para Nilson Barros, de Joinville (SC).

Nos 5.000 metros, o atleta GR Eletro foi medalha de ouro, com tempo de 16m40, ficando 20 segundos abaixo do índice “B” e 40 segundos do índice “A” (16 cravados). Mesmo assim, ainda é dele o recorde nacional da prova.

Finalmente na prova dos 10 mil metros, Adirson conseguiu o ouro e reduziu em 20 segundos seu tempo na prova, o que agradou a comissão de avaliação da ABDC. O atleta mato-grossense fez a prova com tempo de 35m05, deixando longe o representante de Goiânia, que registrou 36m27. O índice “A” é de 34 minutos cravados.

Ao final da competição, a ABDC homologou a pré-convocação de Adirson Castro, mesmo com índice “B”, para as provas de 5.000 e 10.000 metros. Isso não significa dizer que ele já tem a vaga assegurada para Atenas. Mas, basta que nenhum atleta brasileiro supere suas marcas nestas provas.

“Estou com um pé em Atenas. Realizei boas provas em São Paulo e isso me dá ânimo para continuar treinando em busca do índice ‘A’ que me garante em definitivo”, disse o atleta que nesta terça-feira agradeceu a AMC e ao patrocinador GR Eletro pelo apoio prestado. Ele já retornou aos treinamentos. Seu próximo desafio, visando conquistar o índice “A” está previsto para o dia 25, em Joinville (SC), no I Jogos de Atletismo. Outra chance será no Meeting de São Paulo, que acontecerá em maio. No final de maio, a ABDC realiza balanço de marcas de todos os atletas ranqueados e fecha a equipe para-olímpica que irá a Atenas.

Carteiros – Adirson Castro não pára. No próximo domingo, ele participará da etapa Cuiabá do Circuito Nacional de Corridas de Rua dos Carteiros, como parte das preparações. A equipe GR Eletro mandará equipe completa a essa prova. Estão confirmados Fernando Trindade, Zilmário Mesquita, Maria de Fátima Batz e Nayara de Oliveira, entre outros atletas.




Fonte: Assessoria/Seel

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385886/visualizar/