Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 24 de Janeiro de 2014 às 08:17

    Imprimir


Ilustração
Foram realizadas 20 operações policiais para cumprir mandados contra menores
Foram realizadas 20 operações policiais para cumprir mandados contra menores

O número de menores de idade em conflito com a lei aumentou em 40% no ano passado, comparado ao ano anterior. Situação que indica alto grau de risco para a sociedade, especialmente em função dos níveis de proteção da lei. Dados da Delegacia do Adolescente da Policia Civil indicam que foram instaurados 1.867 procedimentos infracionais em 2013 contra 1.346 em 2012. Entre as principais ocorrências envolvendo menores, segundo a Policia, estão tráfico e consumo de drogas, furtos, roubos, ameaças, lesões corporais, violência doméstica e direção de veículo sem habilitação.

O delegado Paulo Araújo, da DEA, disse agora, diante desses números, um dos principais objetivos retomar as investigações sobre as “Gangues de Cuiabá”. Objetivamente, pretende agir no movimento organizado pelas redes sociais, que ficou nacionalmente conhecido como “rolezinho”. Ele disse que o foco é identificar a participação de adolescentes e o que os leva a integrar essas gangues, como a incitação ao crime, corrupção de menores ou mesmo a formação de quadrilha.

“Estes são aspectos de relevância para Justiça social que precisam ser apurados” - disse Araújo.

Dos números da DEA, Araujo destacou como “grande diferencial” entre os dois anos é a redução no número de infrações em escolas públicas, sendo 53 ocorrências em 2013 contra 83 no ano de 2012. De acordo com o titular da especializada, no âmbito escolar as infrações mais comuns são as de ameaças, injurias, lesão corporal, uso e posse de drogas, posse de arma de fogo e furto.

Durante o ano, foram realizadas 20 operações policiais visando dar cumprimento a mandados de busca, apreensão e internação de adolescentes infratores. Entre os destaques está a operação conjunta com a Polícia Militar, deflagrada no mês de outubro com 22 ordens judiciais contra menores infratores nos bairros São João Del Rey e Pedra 90.

Os procedimentos que deram origem as ordens judiciais eram dos últimos três anos, que estavam em andamento na Vara da Infância e Juventude. As ordens de busca e apreensão dos menores foram resultados de investigações e procedimentos da Delegacia do Adolescente de atos infracionais graves, como latrocínio, homicídio, tráfico de drogas e roubo, cometido por adolescentes.

Para o delegado as ações do porte devem ter continuidade nas atividades da delegacia, uma vez que após a deflagração da operação, a especializada ficou aproximadamente 40 dias sem receber menores infratores daquelas regiões. “O efeito operacional da ação da Polícia tem um prolongamento de grande importância social”, disse o delegado.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/388123/visualizar/