Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 11 de Fevereiro de 2014 às 08:39
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


A presidenta Dilma Rousseff estará em Mato Grosso nesta terça-feira (11) para prestigiar o lançamento da safra de grãos 2013/2014, em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) e divulgar o edital da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico).

O evento em Lucas do Rio Verde está marcado, inicialmente, para as 9h, na Fundação Rio Verde.

Para o governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, a participação da presidenta Dilma é “o reconhecimento da força do setor produtivo de Mato Grosso e a importância do Estado dentro do contexto da economia nacional”.

Dilma Rousseff volta a Mato Grosso cinco meses após a primeira visita feita desde que assumiu a presidência. Em setembro de 2013, a presidenta esteve na inauguração do Complexo Intermodal de Rondonópolis e na expansão da Ferronorte no trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis.

A previsão é que a presidente desembarque de avião em Sinop, pela manhã, e seguirá de helicóptero para Lucas do Rio Verde, acompanhada de Antônio Andrade e Silval Barbosa.

Durante o trajeto, eles devem aproveitar para discutir questões políticas a respeito da aliança entre PMDB e PT para as eleições deste ano. A eventual candidatura de Silval ao Senado também ser discutida durante esta manha.

Fico

Entre as principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Fico é uma das mais atrasadas entre as futuras ferrovias do País. A expectativa inicial era ter iniciado as obras no final de 2010. Desde então, foram diversos adiamentos, até que o TCU impediu a licitação de milhares de trilhos devido a falhas no projeto. O trecho é a primeira parte de uma obra pretenciosa, a Ferrovia Transcontinental (EF-354), que ligará o litoral do Rio de Janeiro ao Acre, na fronteira brasileira com o Peru, interligando com a rede ferroviária daquele país até o Oceano Pacífico.

Na nova licitação do projeto executivo, dividida em sete lotes, as empresas vencedoras farão estudos mais aprofundados dos 900 quilômetros entre Campinorte, em Goiás - onde se integrará à Ferrovia Norte-Sul -, e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O detalhamento prevê dados topográficos, geológicos, geotécnicos, hidrológicos, entre outros, e a correção das falhas apontadas anteriormente pelo TCU.

Manifestação

As entidades que compõem o Fórum Agro pretende reunir 2 mil produtores rurais para apresentar sua pauta de reivindicações. Entre os principais gargalos estruturais estão obras de logística em rodovias, hidrovias e ferrovias há muito tempo necessárias para desafogar o escoamento da produção e dar mais competitividade aos produtores de Mato Grosso.Outras pautas emergenciais são os conflitos fundiários relacionados à ampliação de terras indígenas, e o apoio à comercialização de milho no estado.

O Fórum Agro MT é formado pela Famato, Aprosoja, Acrimat, Ampa e Aprosmat.





Fonte: Da Editoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/389444/visualizar/