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Quinta - 13 de Fevereiro de 2014 às 02:38
Por: Adamastor Martins de Oliveira

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EDNILSON AGUIAR
Lançamento do edital era esperado na visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado nesta semana
Lançamento do edital era esperado na visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado nesta semana

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou o edital para a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), mas orientou o governo federal a promover mudanças no texto. 

Em Lucas do Rio Verde, nesta terça-feira (11), a presidente Dilma Rousseff (PT) já havia afirmado que a publicação do certame aguardava apenas as recomendações da Corte. 

Uma das principais modificações orientadas é para que o governo realize a adequação da área e dos valores dos imóveis a serem desapropriados. A intenção é que se alinhe o custo das desapropriações e demais aquisição de terra com as características da ferrovia e aos valores praticados pelo mercado. 

O novo edital ainda deve prever um maior controle sobre o projeto executivo da ferrovia pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que a licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modalidade na qual cabe a empresa vencedora do certame a execução do planejado. 

Outro item sugere que os valores das obras de artes a serem construídas sejam de acordo com praticados pela Valec nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). 

A Corte solicita ainda correções sobre o preço e rotas de transporte de matéria-prima, como a brita para lastro. 

O processo chegou a ser alvo de um pedido de vistas do ministro Aroldo Cedraz durante a sessão de ontem do TCU. Diante do entrave que se arrasta sobre a ferrovia, os demais membros pediram, no entanto, que a manifestação fosse dada ainda naquela sessão, fato atípico na Corte. 

A Fico deve ligar Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde e terá mais de 880 quilômetros. Inicialmente, a obra estava prevista para ser concluída em quatro anos. Se o prazo for mantido, a tendência é que os trilhos até a cidade mato-grossense sejam inaugurados em 2018. 

“Ela vai conectar o Estado [de Mato Grosso] à espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, que é a Ferrovia Norte-Sul”, disse a presidente Dilma, durante o lançamento da colheita de grãos, em Lucas do Rio Verde. 

A estimativa é que a Fico custe R$ 4,1 bilhão neste primeiro trecho e R$ 2,3 bilhões no trecho de 989 quilômetros que a ligará até Vilhena (RO). Os estudos para que os trilhos cheguem a Porto Velho ainda não foram concluídos. 

Durante sua passagem por Mato Grosso, Dilma destacou que a ferrovia será uma alternativa de escoamento aos produtores do Estado, que poderão optar, tanto pelos portos do Norte e Nordeste, quanto pelos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). 

Acontece que o projeto total vai além do Centro-Oeste. Deve interligar o Brasil com o oceano Pacífico. “Então, a Fico é importantíssima. Ela mostra uma linha que cruza o Brasil não mais na direção Norte-Sul, mas agora na região do Oeste”, disse a petista. 

A saída para o Pacífico faz parte de um plano lançado em 2010, que cria a Ferrovia Transcontinental. Com 4,4 mil quilômetros de extensão, ela deve passar por seis estados e o tempo total de viagem deve ser de, no máximo, uma semana.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

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