Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Março de 2014 às 17:08
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Aproximadamente quatro mil profissionais farão a segurança pública durante a Copa do Mundo, em Cuiabá e Várzea Grande. A maior preocupação é garantir que durante o Mundial não ocorra incidentes de violência. Para isso, estão sendo investidos R$ 400 milhões, entre aquisição de equipamentos e capacitações. 

“A nossa preocupação é geral. Desde possíveis manifestações (violentas), a escolta das delegações, o aeroporto, hotéis, arena às questões como acessibilidade e mobilidade urbana. A maior preocupação é dar tranquilidade a todo mundo. Evitar todo e qualquer risco”, disse o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Alexandre Bustamante. A estimativa é que aproximadamente 100 mil pessoas visitem à capital durante a Copa. 

Ontem, a Sesp reuniu representantes da força de segurança pública em um workshop para nivelamento do Plano Tático Integrado da Segurança para Copa do Mundo. O grupo que irá atuar durante o evento é composto pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica), pelas Polícias Militar (PM), Civil (PC), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros (CB), Perícia Técnica (Politec) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

Conforme Bustamante, cada uma dessas instituições tem o seu papel. “Porque se alguém fraquejar ou um roer a corda pode atrapalhar todo o sistema. Então, nossa ideia é que todo mundo tenha consciência da importância do seu papel”, comentou. 

Como exemplo, o secretário cita os Jogos Olímpicos realizado, em Munique (Alemanha), em 1972. Segundo ele, a polícia alemã achou que nada iria acontecer por ser um País de paz, como o Brasil. Porém, houve um atentado contra a delegação de Israel, em que morreram várias pessoas. “Nós não queremos que isso ocorra no Brasil. Não vai acontecer. Mas, a gente tem que estar preparado para tudo. Preparado para evitar e, se acontecer, a gente tem que estar preparado para resolver”, frisou. 

Segundo Bustamante, o Estado também estará 100% preparado em termos de equipamentos tecnológicos. “Toda tecnologia necessária já está chegando. A última coisa que faltava é o imageador aéreo já está chegando”, informou. 

O equipamento de alta tecnologia será instalado em helicópteros e é capaz de detectar calor humano mesmo em florestas ou locais ermos. A nova tecnologia capta imagens em alta resolução, ajusta luminosidade para monitoramento noturno e atua com sensor infravermelho. “É um equipamento que ser utilizado durante a Copa do Mundo e que vai ficar para a segurança pública”, completou. Adquirido nos Estados Unidos, o imageador custa em torno de R$ 6 milhões. 





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/392039/visualizar/