Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Abril de 2014 às 12:11
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


MidiaNews
Fortes chuvas no interior fez com que Estado homologasse decretos de situação de emergência
Fortes chuvas no interior fez com que Estado homologasse decretos de situação de emergência

O governador Silval Barbosa (PMDB) homologou oito decretos municipais por situação de emergência. As cidades beneficiadas são: Comodoro, Tapurah, Santa Carmem, Nova Olímpia, Nortelândia, Guarantã do Norte, Cotriguaçu e Aripuanã. 

O ato foi assinado na última sexta-feira (11) e publicado no Diário Oficial do Estado com circulação nesta segunda-feira (14). A situação de emergência vale por 180 dias. 

O principal motivo são as intensas chuvas que atingem as regiões. A maior parte das cidades está no Médio-Norte de Mato Grosso, seguido por Noroeste, Norte e Oeste. 

Além desses oito municípios, conforme o superintendente da Defesa Civil do Estado, Sérgio Roberto Delamônica, desde o início do ano o Poder Executivo homologou a situação de emergência em outros 23 locais. 

"A homologação e o reconhecimento significa dizer que foi compreendido que a capacidade dessas cidades em intervir nos problemas ocasionados por catástrofes ambientais foi exaurida"

O Governo Federal também reconheceu outras 20 cidades em situação de emergência. Mais três possuem decretos municipais. 

“A homologação por parte do Estado e o reconhecimento por parte da União significa dizer que foi compreendido pelos dois que a capacidade dessas cidades em intervir nos problemas ocasionados por catástrofes ambientais foi exaurida”, afirmou.

Apesar de 46 municípios mato-grossenses estarem, de alguma forma, afetados pelas chuvas, o coronel explicou que o número é “razoável” e a tendência é que a partir de agora a intensidade pluviométrica diminua. 

“A tendência, realmente, é que esse regime de chuvas reduza, mas também é válido lembrar que não são apenas as chuvas que determinam a situação de emergência. Ainda assim, os municípios tem se preparado a cada ano para desenvolver melhor suas capacidades de resposta à população”, disse. 

A diminuição das chuvas também foi confirmada pelo meteorologista Waldilson Fidélis, do 9º Distrito de Meteorologia. 

“A chuva está em todo o Estado e, até maio, ainda devemos ter mais umas cinco chuvas fortes. Não está chovendo de maneira incomum, é normal para o período. Tivemos maior intensidade nesse fim de semana em Diamantino, por exemplo, onde choveu 35 mm só no domingo (13)”, disse.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393452/visualizar/