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Cidades/Geral
Segunda - 28 de Abril de 2014 às 07:21

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Duas obras que prometem revitalizar o fluxo da Avenida Miguel Sutil, e melhorar o tráfego na Região Oeste da Capital, as trincheiras do Verdão e do Santa Rosa, seguem com novo prazo de entrega definido para maio, ainda que os trabalhos não aparentem estarem no fim.

Os atrasos sucessivos preocupam o Governo do Estado, que promete manter a data de inauguração.

Os projetos fazem parte de um pacote de R$ 165,7 milhões firmado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para execução de obras nos trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070) que cortam a Cuiabá e Várzea Grande pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.

As duas trincheiras sofreram aditivos contratuais por mais de uma vez, tanto de prazo de entrega quanto de valores. Hoje, juntos, os dois projetos estão orçados em pouco mais de R$ 50,6 milhões.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), responsável por tocar os projetos de mobilidade para a Copa, justifica os constantes atrasos no andamento das obras por diversos fatores.

Trincheira do Verdão: processo de pavimentação já teve início na obra Os principais problemas enfrentados, segundo a pasta, foram a demora na remoção de interferências de água, esgotos, luz, telefonia e internet – que impediam as escavações – e a suspensão, em fevereiro de 2013, dos contratos firmados com a antiga empresa executora, a Ster Engenharia.

Trincheira Santa Rosa

Iniciada em 10 de junho de 2011, essa obra tinha previsão inicial de entrega para março de 2013, tendo seu cronograma reajustado para setembro do mesmo ano – o que também não foi cumprido.

Na ocasião, ela estava orçada em R$ 23.374.107,80 milhões. Até ter o contrato suspenso, a Ster executou 25% da trincheira do Santa Rosa, e recebeu R$ 4 milhões por isso.

Ao firmar o novo contrato com a empresa a Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio para que a obra fosse finalizada, o valor acertado foi de R$ 22,2 milhões e o prazo de conclusão – já reajustado – era até dezembro do ano passado.

Atualmente, a obra está orçada em R$ 26,3 milhões – somando-se o que já foi pago no primeiro e o valor do novo contrato – e, até o momento, teve o trânsito liberado parcialmente, apenas sobre a rotatória e as duas marginais (sentido Santa Rosa-Várzea Grande e sentido inverso.

Atualmente, trincheira do Santa Rosa está orçada em 26,3 milhões Segundo a última medição feita na obra, em janeiro deste ano, a Camargo Campos já recebeu R$ 12.197.492,44 milhões.

A trincheira chegou a ser anunciada, novamente, para março deste ano, o que também não foi cumprido, devido a novos problemas com remoção e reinstalação de uma adutora de água por parte da CAB Cuiabá, segundo a Secopa.

Agora, a obra é esperada pelo Governo do Estado para maio deste ano, às vésperas do início da Copa do Mundo na Capital, a fim de não prejudicar a mobilidade dos turistas até o estádio e da equipe da Federação Internacional de Futebol (Fifa) que deverão ficar hospedadas no hotel Gran Odara, na Perimetral.

Com 520 metros de extensão, a obra passa hoje por serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação das marginais, entre outras atividades.

Trincheira do Verdão

Com 460 metros de extensão, a trincheira do Verdão foi primeiramente orçada em R$ 19,9 milhões, tendo apenas 35% dos serviços executados pela antiga construtora, Ster Engenharia, até fevereiro de 2013. Pelo serviço, a empreiteira recebeu R$ 5,75 milhões.

Em 24 de abril de 2013, a Métrica Construções Ltda. assumiu a obra, assinando um contrato de R$ 18,5 milhões, tendo como data limite de entrega a data de 20 de dezembro passado, o que não foi cumprido.

Via marginal da Trincheira do Verdão: obra está orçada em R$ 24,3 milhões O prazo foi protelado para março e, agora, a trincheira também é esperada em maio deste ano, sendo uma peça importante de mobilidade na distribuição do fluxo que irá seguir em direção ao estádio durante a Copa.

Até fevereiro deste ano, quando a última medição foi feita, a Métrica já havia recebido R$ 11.859.356,87 pelos serviços executados.

Ao todo, a obra do Verdão encontra-se orçada em R$ 24,3 milhões, somando-se os valores pagos pelos serviços da Ster e o contrato firmado com a Métrica.

Atualmente, estão em andamento a concretagem das alças da rotatória, o içamento das vigas protendidas, o tratamento das paredes da trincheira e a instalação dos guarda-corpos (nas laterais) e guarda-rodas (no centro).

Segundo a Secopa, a pista da nova estrutura receberá ainda uma camada de polímero, composto químico indicado para regiões de alta temperatura e elevado fluxo de veículos.





Fonte: Midia News

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