Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Maio de 2014 às 08:43

    Imprimir


Tita Mara Teixeira/G1
Enxurrada levou parte de muro e ameaça desabar casa na capital (
Enxurrada levou parte de muro e ameaça desabar casa na capital (

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (30) revela que as enchentes registradas de 2008 a 2012 atingiram 22 municípios de Mato Grosso. As enchentes e inundações deixaram 21.325 pessoas desabrigadas e cinco mortos. Nesse período, 31 municípios também registraram alagamentos, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Em todo o país, 1,4 milhão de pessoas deixaram suas casas por causa dos alagamentos.

O ano com maior número de residências atingidas foi 2012. Nesse ano, em Várzea Grande, na região metropolitana da capital, por exemplo, a chuva intensa castigou alguns moradores do Bairro Mapim. Famílias perderam móveis e eletrodomésticos depois que córregos da região transbordaram e a água invadiu as casas.

Apesar desse número, a região Centro Oeste registrou o menor número de casos de enchentes, de apenas 19% do total. No período levantado, uma forte chuva causou estragos em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. Em fevereiro de 2010, aproximadamente 20 mil moradores de 19 bairros foram prejudicados com a cheia do Rio Paraguai.

A pesquisa não traz dados referentes às chuvas registradas nos últimos meses no estado, que deixaram mais de 20 municípios em situação de emergência. Muitas cidades ficaram ilhadas depois que pontes foram levadas pela água. Em Barra do Bugres, a 169 km da capital, por exemplo, o Rio Paraguai inundou casas e desabrigou várias famílias. Casas e pesqueiros foram encobertos pela água e muitas pessoas tiveram que deixar as moradias às pressas. No pais, as inundações bruscas no país tiraram 777.546 pessoas de suas casas.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/394339/visualizar/