Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 20 de Maio de 2014 às 19:49

    Imprimir


Reprodução/TVCA
Produtividade terá aumento nesta safra em MT
Produtividade terá aumento nesta safra em MT

A produção de soja em Mato Grosso deve aumentar quase 5% na safra 14/15. A primeira estimativa divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que os produtores do estado devem colher 27,3 milhões de toneladas do grão na temporada seguinte. Conforme o boletim, o volume representa um crescimento de 4,88% na comparação com a safra passada, que foi de 26 milhões de toneladas. O aumento da produção é resultado do incremento de área e nos bons rendimentos obtidos nas lavouras.

A área plantada alcançará 8,671 milhões de hectares, que representa uma alta de 3,9% em relação a safra 13/14, que era de 8,349 milhões de hectares. A produtividade diminuirá 0,98%, passando de 52 sacas por hectare para 52,5 sacas por hectare. O médio-norte continua tendo a maior área plantada com soja do estado, somando 3,038 milhões de hectares. Mas foi no norte mato-grossense observado o maior incremento de área, de 17,4%, passando de 158 mil hectares para 186 mil hectares.

Para os analistas do Imea, o incremento na área da oleaginosa é resultado da ocupação nas área de pastagens degradadas. O produtor de Santa Rita do Trivelato, Egon Hoper, conta que o uso dessas áreas promoverão o aumento da produção da soja na região. No entanto, ele ressalta que não investirá a mais na cultura neste ano. "Eu já não consigo crescer porque não há áreas disponíveis. A expectativa é aumentar a produtividade, mas para isso falta renda", diz o agricultor.

Preços

O preço para a saca de soja disponível no mercado mato-grossense, em Sinop, chegou a R$ 53,87. O valor representa uma queda de quase 3% em relação a cotação do início de maio, que era de R$ 55,2 a saca.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/395396/visualizar/