Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 17 de Setembro de 2014 às 03:42

    Imprimir


O plantio da safra 2014/2015 da soja teve início nesta segunda-feira (15) em Mato Grosso, mesmo sem a tão esperada chuva. O ideal para um bom desenvolvimento neste começo de safra é de 80 a 100 milímetros (mm) de chuva, o que em algumas localidades deve ocorrer a partir de meados de outubro e novembro. A previsão é que 8,8 milhões de hectares sejam semeados neste novo ciclo e que 27,6 milhões de toneladas sejam colhidas.

Em algumas localidades mato-grossenses, como Sorriso, já há casos de produtores com máquinas nas lavouras, como revela o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz. “Alguns já iniciaram o plantio, o que é um risco, pois ainda não choveu o necessário. Precisamos de pelo menos 80 a 100 mm neste início de semeadura para ter uma boa produtividade”.

Segundo Laércio Lenz, o ideal é plantar em outubro quando as chuvas começam a ser frequentes.

A previsão é que as chuvas em Mato Grosso comessem de fato a ficar constantes em novembro, como é o caso de Sinop, contudo pode chover em meados do dia 1º de outubro e entre o dia 14 e 20 de outubro. Em Cuiabá não será diferente, porém a frequência da presença das águas na Capital mato-grossense deverá ser vista de fato em dezembro.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, a safra 2014/2015 será de rendimento menor em decorrência ao custo de produção. Ele comenta ainda que muitos produtores estão segurando a realização de novos investimentos pela incerteza de como andará a safra mato-grossense (clima), preços, safra dos Estados Unidos, economia brasileira e questões políticas.

As estimativas são de um custo de produção de R$ 2.404,47 (média) para a safra 2014/2015 da soja por hectare.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401533/visualizar/