Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Setembro de 2014 às 16:45

    Imprimir


A safra 2014/15 começa em Mato Grosso, após o fim do vazio sanitário no dia 15 de setembro. Nesta semana, foram semeados 0,3% dos 8,8 milhões de hectares que devem ser cultivados no estado, de acordo com relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) publicado nesta sexta-feira (19).

Das sete regiões pesquisadas pelo Instituto, apenas a Nordeste não iniciou os trabalhos no campo. A região Centro-sul do estado é a que mais avançou no plantio em percentuais, com 0,46% de um total de 641,6 mil hectares. No Médio-norte, maior região produtora do grão, 0,34% da área de 3,038 milhões de hectares já foram semeados.

Para esta safra, a oleaginosa deve ser cultivada em 3,038 milhões de hectares na região Médio-norte, 1,903 milhão de hectares na região Sudeste, 1,344 milhão de hectares na região Nordeste, 1,085 milhão de hectares na região Oeste, 641 mil hectares na região Centro-sul, 601 mil hectares na região Noroeste e 186 mil hectares na região norte do estado.

A área total representa um aumento de 4,29% com relação à safra passada, quando foram cultivados 8,4 milhões de hectares com a oleaginosa.

Segundo o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Nery Ribas, mesmo diante de um cenário de preços internacionais baixos para a saca de soja, o aumento de área nesta safra ocorre principalmente devido a planejamentos feitos com antecedência nos últimos anos com a abertura de terras antes usadas por pastagens.

“Esse aumento de área será em áreas de novas fronteiras agrícolas, na região Leste do Xingu, que são áreas incorporadas vindas de pastagens que estão degradadas, onde os produtores começaram a fazer um trabalho de plantio de soja”, afirma.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401697/visualizar/