Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Setembro de 2014 às 07:46

    Imprimir


Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito de Cuiabá
Acidente matou motorista de 32 anos na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.
Acidente matou motorista de 32 anos na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

O número de acidentes de trânsito com mortes na região metropolitana de Cuiabá quase quadruplicou em agosto, na comparação com a média de casos dos meses anteriores, com uma variação de 287%. A estatística parcial do ano é da Delegacia de Delitos de Trânsito, que atende a área da capital e da cidade vizinha Várzea Grande.

Segundo informou o delegado Christian Cabral, nos meses do primeiro semestre a região metropolitana registrou uma média de oito acidentes de trânsito com mortes. Somente em agosto, foram registrados pela Delegacia 31 acidentes com mortes, quase quatro vezes a média dos meses anteriores.

Conforme os dados da Delegacia - que só atua em acidentes de trânsito com vítimas - além de ficarem mais numerosos, os casos na Grande Cuiabá ficaram mais graves.

Paralelamente ao aumento do número de casos com mortes, houve aumento de 45% na quantidade de acidentes com vítimas gravemente feridas. Segundo a Delegacia, no primeiro semestre do ano houve média de 210 acidentes com lesões graves nas ruas da região metropolitana. Em agosto, porém, o registro foi de 305 acidentes desse tipo.

Excesso de velocidade

O delegado Christian Cabral analisou as estatísticas parciais da Delegacia e apontou que pode ter ocorrido mudança de comportamento por parte dos motoristas da Grande Cuiabá entre o primeiro semestre e o segundo, possível motivo para o aumento do número de acidentes e da gravidade deles.

Segundo Cabral, a violência crescente no trânsito está associada ao excesso de velocidade – o que pode ter sido motivado pela liberação de parte das obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo. Com vias liberadas, os motoristas podem ter se sentido mais encorajados a desenvolver velocidades mais altas, sobretudo nas maiores avenidas, analisou o delegado.

Para aplacar esse comportamento, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) já iniciou a instalação de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade em Cuiabá, como radares de monitoramento de velocidade, lombadas eletrônicas e detectores de avanço semafórico. Os equipamentos ainda estão em fase de instalação e de testes, emitindo multas educativas aos motoristas que excederem os limites de velocidade.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401710/visualizar/