Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 22 de Setembro de 2014 às 14:29

    Imprimir


A Polícia Federal (PF) deverá ser acionada para garantir a segurança de 32 locais de votação instalados em aldeias indígenas nas eleições deste ano em Mato Grosso. Os locais perfazem um total de 40 sessões, que deverão receber 8.846 eleitores que se declararam índios – apenas 0,4% do eleitorado do estado inteiro. Dentre os candidatos, apenas três se declararam indígenas nas eleições deste ano em Mato Grosso.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a PF é sempre acionada para a segurança dos locais de votação em terras indígenas ou em áreas com algum grau de instabilidade, a fim de garantir a realização das eleições com normalidade.

Entretanto, mesmo com a presença prevista dos policiais federais, o TRE verificou necessidade de reforços durante planejamento da segurança para o pleito, trabalho feito em conjunto com a Secretaria de estado de Segurança Pública (Sesp).

O tribunal solicitou reforços das Forças Armadas em 21 dos 32 locais de votação de indígenas “considerando as peculiaridades dos locais, da etnia, das dificuldades de acesso e, notadamente do histórico de ocorrências durante as votações”.

O requerimento foi feito por meio de um processo administrativo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem compete requerer este tipo de medida. O relator do processo é o ministro Gilmar Mendes, que deve colocar o assunto em discussão entre os ministros na pauta da sessão desta terça-feira (23).





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401817/visualizar/