Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 31 de Outubro de 2014 às 22:33

    Imprimir


A Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social realizaram na madrugada desta sexta-feira (31) a operação Nomadismo. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que vem fraudando benefícios da Previdência Social desde 1998.

Cerca de 130 policiais federais e analistas do Ministério da Previdência Social cumprem hoje 22 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de condução coercitiva.

A ação é resultado de uma investigação iniciada em 2010 que mapeou as movimentações dos investigados.

Uma análise preliminar, feita em 60 benefícios fraudulentos, aponta que as fraudes podem ter rendido até R$ 4 milhões ao grupo. No entanto, a PF acredita que o prejuízo pode superar a marca dos R$ 40 milhões.

O grupo fraudava os benefícios inserindo informações falsas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e depois na GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS). Com isso, os sistemas previdenciários continham o registro de pessoas em empresas como segurados da Previdência Social, apesar de essas pessoas nunca terem trabalhado nessas empresas.

De acordo com a PF há indícios do envolvimento de despachantes, contadores e falsos empresários no esquema. Também foram identificados escritórios de contabilidade que usam empresas inativas de fachada, além de atravessadores e possíveis servidores da Previdência Social.

Somente um dos alvos investigados obteve para si diversos NITs (Número de Identificação do Trabalhador) e CPF, fazendo-se passar por mais de dezenas de pessoas. Não foi informado quantas pessoas foram presas, mas a PF apresentará mais informações ao longo do dia.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403562/visualizar/