Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 24 de Dezembro de 2014 às 16:37

    Imprimir


Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Mato Grosso sofreu redução nos investimentos na segurança pública em 60% nos últimos cinco anos e enfrentará dificuldades para reposição do estoque de munições e não há previsão de aquisição na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015. O Estado ainda possui um número insuficientes de coletes para atuação dos policiais civis e militares e metade dos que existem não servem mais, pois já estão vencidos. A Segurança Pública ainda também terá ‘restos a pagar’ da ordem de R$ 40 milhões, sendo que desse montante, cerca de R$ 15 mi são referentes ao novo fardamento da PM/MT, alvo de inúmeras críticas por parte dos soldados.

Associe-se ainda a estimativa de que Mato Grosso deverá ainda bater o ‘recorde de assassinatos’ (a exemplo de 2005) com taxa de 27,1 mil homicídios para cada grupo de cem mil habitantes, o que renderá a 12ª ou 13ª classificação no cenário brasileiro em 2014. Os dados constam no diagnóstico apresentado na manhã de hoje, 22, pela equipe de transição do governador Pedro Taques (PDT). Para coordenador a pasta de segurança, o promotor de Segurança Mauro Zaque, foi o escolhido.

O estudo mostra ainda que o planejamento operacional para distribuição das viaturas das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros também apresenta falhas, além dos modelos serem inadequados para atuação considerando a dimensão continental do Estado. O diagnóstico apresenta ainda que a falta de estratégias pode ser traduzida em números: em cinco anos – aponta o estudo o roubo de veículos em Mato Grosso aumento em 73%. Já os crimes de estupro, ano passado, somaram 1.403 casos, o que representa aumento de 16% comparativamente ao ano anterior.

O relatório apresentado pela equipe de transição traz ainda à tona problemas já conhecidos como a falta de efetivo. Exemplifica que Mato Grosso, hoje, possui menos 571 policiais militares do que no ano de 2011. No quadro da Polícia Civil a situação também é semelhante, são 191 a menos. Já no Corpo de Bombeiros tem 40 militares do que nesse mesma época.

Preocupado, o governador eleito Pedro Taques afirmou: “nós precisamos colocar mais policiais nas ruas. Nós s temos que buscar dinheiro para comprar uniformes, realizar concurso, preparar esses policiais. Nós precisamos de doze mil policiais. Mas temos somente seis mil”.

Outro Lado

Procurado o secretário de Comunicação do Estado, Marcos Lemos, declarou que deverá se manifesar em breve sobre as pontuações do diagnóstico. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/406056/visualizar/